Humberlinda não é assistente social
25 de julho de 2013

CFESS envia ofício à TV Globo, repudiando a retratação da profissão em humorístico da emissora

O serviço social reiteradas vezes tem sido retratado em programas de televisão e telenovelas, com cenas que ilustram equivocadamente a intervenção profissional de assistentes sociais. Pouco abordada há algumas décadas, a profissão passou a ter destaque nos últimos anos.

Foi o que, como muita gente já sabe e já viu, ocorreu com o programa Zorra Total, da TV Globo, no último sábado, 20 de julho. O quadro “E você, deseja o que?” provocou a ira de assistentes sociais, que reclamaram nas redes sociais por considerarem preconceituosa e discriminatória a forma como o serviço social foi abordado, mesmo se tratando de um programa de humor, com personagens fictícios e que não retratam a realidade.

Para esclarecer os graves equívocos cometidos pelo programa ao mostrar a assistente social Humberlinda, personagem da atriz Katiuscia Canoro, manifestar o repúdio do CFESS e fazer sugestões propositivas à emissora, o CFESS enviou um ofício à TV Globo. O documento traz uma explanação sobre o que é o Conselho Federal, o que é a profissão de assistente social e as normativas que a regulamentam, bem como propõe contribuições não só ao humorístico, mas aos programas jornalísticos da referida emissora. (Clique para ler o documento)

Mas não custa relembrar: na semana passada, o site do CFESS divulgou uma matéria, criticando a programação da televisão brasileira e convidando a categoria para o debate e a luta pela democratização da comunicação. É fundamental que assistentes sociais leiam e entrem nessa luta, que está na pauta do serviço social. (Relembre)

“É dever do CFESS esclarecer aos meios de comunicação e à sociedade os princípios ético-políticos da profissão e as atribuições do/a assistente social, conforme vem fazendo por seus meios de comunicação e nos debates e eventos que realiza ou dos quais participa”, ressalta a coordenadora da Comissão de Comunicação do Conselho, Sâmya Ramos.

Fonte:  CFESS