Confira a programação do 34º Encontro Estadual
6 de maio de 2013

A programação do 34º Encontro Estadual de Assistentes Sociais contará com apresentação de comunicações orais, palestras e minicursos sobre áreas de atuação dos assistentes sociais, como área Sociojurídica, Previdência Social, Segurança Pública, Saúde Mental, Questão Agrária e  sobre Ética e Serviço Social.

A mesa de abertura, com o tema “O Serviço Social no Maranhão nos 60 anos: processo histórico e as tendências atuais” reunirá assistentes sociais que atuam em diversas áreas, como Saúde, Defensoria Pública, Direitos Humanos, Questões Agrárias, Gênero e Políticas para as Mulheres e Educação.

Para contribuir com o debate do tema “O modelo de desenvolvimento brasileiro na atual crise do capitalismo: a questão do trabalho – particularidades no Maranhão e as implicações no Serviço Social”, o Encontro trará a Profª. Drª. Ana Elizabete Mota, professora da UFPE cuja produção científica está ligada à área “Trabalho e Serviço Social”. O professor Dr.  José de Ribamar Sá Silva (UFMA) e a professora Drª Lília Penha Viana Silva (UFMA/CRESS 2ª Região-MA) também participarão dessa mesa abordando o contexto local.

Discutir trabalho é discutir a organização política da categoria. Representante do CFESS e do Sindicado de Assistentes Sociais do Maranhão vão discutir o tema “A organização política das/dos Assistentes Sociais no Brasil: processo histórico e a particularidade da questão sindical na atualidade discutida”.

A última mesa terá como tema “Lutas sociais, organização política das/os trabalhadoras/es no Maranhão e a inserção do Serviço Social”, com a participação da Profª Drª Silvane Magali Vale Nascimento (UFMA) e de representantes dos movimentos sociais do Estado.

Para o encerramento da programação haverá sessão de homenagens a pessoas que contribuíram com a história dos 60 anos do Serviço Social no Estado e uma festa que celebrará essas seis décadas.

>>> Confira a programação completa.