CRESS-MA
NOTÍCIAS
UFMA recebe o 29º ERESS
26 de abril de 2013
ASCOM CRESS/MA

CRESS participou da mesa de abertura. Discussão sobre estágio supervisionado e sobre a campanha “Sem liberdade não há movimento” serão contribuições do Conselho. Encontro vai até domingo.

Começou nesta quinta-feira, 25 de abril, a 29ª edição do Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social da 1ª Região, o ERESS. O Encontro é uma realização do Centro Acadêmico de Serviço Social da UFMA, da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, FAMA, UNICEUMA e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS Região I). O ERESS está sendo realizado no Complexo Pedagógico Paulo Freire até domingo, 28 de abril, na Cidade Universitária do Bacanga, na UFMA, em São Luís.

Espaço máximo de deliberação estudantil para os estados do Maranhão, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima, que formam a Região 1 para a ENESSO, o 29º ERESS traz para o debate questões da conjuntura universitária, movimento estudantil, formação profissional, cultura e combate às opressões.  A frase “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos” do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano serve de tema para esses debates.

De acordo com a comissão organizadora, essa edição do Encontro pretende agregar o movimento estudantil e categoria profissional.  As discussões e inquietações pertinentes à formação profissional e à sociedade civil visam aproximar os estudantes dos debates realizados no interior da categoria profissional de Assistentes Sociais, no Brasil e no mundo. A ideia é permitir aos estudantes conhecer e compreender as particularidades de cada estado e escola de Serviço Social, bem como sua totalidade.

Abertura

O CRESS 2ª Região participou da mesa de abertura representado pela presidente, a profª Drª. Lília Penha.  Também participaram da mesa Jodeylson Isloni, da ENESSO; Rafaela Ferreira, representante discente da ABEPSS; Gisele Gonçalves, do CASS/UFMA; Jéssica Ribeiro, da Comissão Organizadora; a Profª Drª Silvane Magali, representante do Departamento de Serviço Social/UFMA; profª Msc. Lisiane Castro, Coordenadora do Curso de Serviço Social da FAMA; profaª. Msc. Núbia da Luz, coordenadora do curso de Serviço Social da UNICEUMA; Prof. Dr. Antonio Rafael da Silva, representante da APRUMA;  e Camila Castro, representante do DCE/UFMA. Todos nas suas esferas de atuação defenderam o Encontro  como um elemento importante para a qualidade da formação profissional.

Em sua fala, Jodeylson Isloni, da ENESSO, frisou os 25 anos de comprometimento da Executiva com a formação que ele chamou de político-profissional, a que não descarta a luta cotidiana no processo de aprendizagem. “Trazemos o traço do nosso Código de Ética naquilo que a gente luta”, declarou destacando também a recente campanha da ENESSO “Nenhum passo atrás – na luta contra a mercantilização da vida”. A campanha reforça a luta por um projeto de Universidade que não perca de vista o projeto de sociedade defendido pela categoria: sociedade emancipada e sem desigualdades.

A Profª Lisiane Castro destacou que “a participação de estudantes de escolas públicas e privadas é importante para o enfrentamento das desigualdades”. Já a Profª Silvane Magali considerou que a realização do 29º ERESS e do 34º Encontro Estadual de Assistentes Sociais são marcos da história do Serviço Social no Maranhão.

Em seu discurso, a presidente do CRESS relembrou que a reorganização do Movimento Estudantil de Serviço Social, no fim da ditadura militar, teve a força dos estudantes maranhenses e que o Conjunto CFESS/CRES aprova e apoia as discussões que qualificam a formação profissional, inclusive com o olhar regionalizado.

Camila Castro, representante do DCE/UFMA “17 de Setembro”, destacou a contribuição expressiva dos/das estudantes de Serviço Social para a mudança de gestão do Diretório Central, que há anos vivia sob diretrizes conservadoras e que não resguardavam os direitos e lutas estudantis  na Universidade. “O movimento estudantil de Serviço Social tem sido ponta de lança em todas as nossas lutas. Esse ERESS é importante para enfrentarmos os desafios de nossas escolas: o inchaço das universidades públicas; as taxas abusivas nas particulares; a EBSERH; a precarização brutal do ensino superior com o REUNI, por exemplo”, reconheceu a estudante que arrancou aplausos dos/as presentes.

O CRESS também contribuiu com o debate sobre estágio supervisionado, representado pela presidente Lilia Penha. O debate aconteceu na manhã desta sexta-feira. No sábado, a Conselheira Graciane Santos fará Oficina sobre a Campanha Nacional do Conjunto CFESS/CRESS “Sem movimento não há liberdade, às 15h30!

 

>>> Saiba mais sobre o ERESS

Leia também:

CRESS participa de debate sobre Estágio supervisionado

“Sem movimento não há liberdade” é tema de Oficina no 29º ERESS