34º Encontro de Assistentes Sociais celebrará 60 anos do Serviço Social no Maranhão e 41 anos do CRESS 2ª Região
7 de fevereiro de 2013

Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão representa a trajetória de resistência da categoria no Maranhão. Foto: Domingos Jr.

Uma vasta programação está sendo preparada para celebrar dois marcos do Serviço Social no Maranhão: em 2013 serão comemorados os 60 anos do Curso de Serviço Social da UFMA, primeiro a ser implantado no Estado, e os 41 anos do CRESS/MA.

Lançamento de marca comemorativa, lançamento de novas ferramentas de comunicação, cursos, seminários e a realização da 34ª edição do Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão estão no rol de atividades para festejar a trajetória de resistência da categoria e do exercício profissional no Estado.

O 34º Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão, realizado ininterruptamente desde 1979, vem representar exatamente isso: a busca da reflexão e da capacitação e a resistência política de profissionais que constroem nos seus espaços sócio-ocupacionais a história do Serviço Social no Maranhão.

No discurso na abertura do último Encontro, a presidente do Conselho, Profa. Dra. Lilia Penha Viana Silva, lançou um questionamento: “que  combustível move este conjunto de homens e mulheres que, por opção ou por impossibilidade de outra escolha se graduou Bacharel em Serviço Social e que, ao se registrar no Conselho Regional de seu estado, passa a ser mais um ou uma Assistente Social a prestar seus serviços especializados?”.

A essa interrogação a presidente tratou dos desafios e das possibilidades que o Serviço Social vem lidando nesses 60 anos no Maranhão e em todo o Brasil – como as condições do exercício profissional, o processo de formação, o projeto ético-político do serviço social brasileiro etc. “Move-nos a perspectiva histórica que orienta o nosso processo de formação e exercício profissional, que mostra que a sociedade humana encontra-se em processo de construção rumo a um estágio de desenvolvimento superior ao que estamos vivendo – uma sociedade onde as capacidades humanas sejam o valor maior e que a sociedade seja, assim, emancipada de toda forma de exploração de classe”, respondeu a presidente ao próprio questionamento.

Encontro

O 34º Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão será realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2013, no auditório do Complexo Pedagógico Paulo Freire, na UFMA, em São Luís. Serão ofertadas 500 vagas, sendo 350 para profissionais e 150 para estudantes.

Inscrições

A taxa de inscrição é de R$120,00 para profissionais e de R$ 70,00 para estudantes. Para profissionais adimplentes até 2012 a taxa é de R$100,00. E para profissionais que estiverem com a anuidade atualizada até 2013, a taxa de inscrição será de R$70,00. [Inscreva-se profissional!]

O pagamento da inscrição de profissionais poderá ser feito no cartão de crédito até 30 de abril, sendo possível parcelar em duas vezes, até dia 29 de março. Após o dia 30 de abril o pagamento só poderá ser feito em dinheiro ou no cartão, na modalidade débito.

O período de inscrição de estudantes será de 01 a 03 de abril ou até que as 150 vagas sejam preenchidas. A forma de pagamento será em dinheiro ou no cartão, na modalidade débito.

Trabalhos

As inscrições para apresentação de trabalhos no Encontro ocorrerão até o dia 15 de abril. Conheça as normas de apresentação.

Minicursos

O Encontro ofertará minicursos para debater temas como: Processo de trabalho da/do Assistente Social na Assistência Social; na área sociojurídica; na Previdência Social; na área de gênero e políticas para mulheres; e na área da Educação; Serviço Social na Segurança Pública; Serviço Social e Saúde Mental; Serviço Social na Segurança Pública; e Ética no Serviço Social.