Maranhenses participam do Seminário Nacional Serviço Social na Educação
6 de julho de 2012

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e o Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas, CRESS 16ª Região, realizaram nos dias 04 e 05 de junho de 2012, o  Seminário Nacional de Serviço Social na Educação. Maranhenses marcaram presença no evento, dentre as quais a conselheira Marilea Everton e a assistente social Nilma Rego, ambas da Comissão de Serviço Social na Educação do Cress 2ª Região/MA.

A programação contemplou discussões sobre crise do capital e seus rebatimentos na política de Educação, Serviço Social e Educação, além da atuação do(a) assistente social nas diferentes modalidades da Educação e os desafios para a consolidação do Serviço Social nessa política.

Duas mesas redondas deram o tom das discussões no primeiro dia. Sobre a “Crise do capital e os rebatimentos na política de educação” falaram a Profª. Erlênia Sobral (UECE) e o Prof. Frederico José Falcão (UFRJ). O tema “Serviço Social e Educação” foi discutido pelo Prof. Ney Luis Teixeira (UERJ) e pela Prafª. Edna Bertoldo (UFAL), retratando o Serviço Social em sua relação com a área da educação e à própria política educacional.

Essas reflexões subsidiariam as quatro mesas simultâneas que ocorreram logo em seguida: Educação Básica, com a professora Eliana Bolorino Martins (UNESP); Educação Profissional e Tecnológica, com a assistente social Jaqueline Lima (IFAL); Educação Superior, com a conselheira do CFESS e professora Heleni Avila (UFRB); e Educação Popular. “Optamos por participar da mesa “Educação Básica” dado o interesse e a nossa inserção profissional nessa área, mas o evento permitiu o debate nos diversos espaços de atuação da política e, seguramente, serviu para aprofundar a reflexão sobre uma atuação na Educação coerente com o projeto Ético-Político Profissional”, informou Marilea Everton. A partir de um instrumental preparado pelo GT Nacional de Serviço Social na Educação, os debates das mesas simultâneas foram apresentados em plenária no dia seguinte.

O evento foi encerrado com a mesa “A Consolidação do Serviço Social na Educação: um desafio coletivo da categoria profissional”. Os palestrantes – Prof. Ney Luis Teixeira de Almeida (UERJ) e a Profª da Universidade Federal de Alagoas e conselheira do CFESS Rosa Prédes  – consideraram as possibilidades e os desafios para a inserção e consolidação do serviço social na política de educação, em conformidade com o nosso projeto ético-político profissional.

O Seminário teve participação efetiva de conselheiros(as), profissionais e estudantes, tanto presencialmente, quanto via internet – por onde mais de 2000 pessoas participaram das discussões. Três Estados se destacaram em termos de participação: Alagoas, sede do evento, São Paulo e Bahia.

Leia a cobertura completa do Seminário aqui.

Leia ainda: Luta pelo Serviço Social na Educação tem vitória importanteGoverno sanciona lei que cria cargos em instituições federais, incluindo assistentes sociais

*Colaboração Marilea Everton