CRESS-MA
NOTÍCIAS
Questão de gênero em debate na UFMA
20 de outubro de 2011
ASCOM CRESS/MA

De acordo com a sinopse, “o documentário Questão de Gênero acompanha, durante um ano, a vida de sete pessoas que, em comum, têm o sentimento de que nasceram em um corpo que não era seu. Essas pessoas contam como se descobriram transexuais e como buscam viver em sua verdadeira identidade de gênero. O documentário mostra os sonhos, alegrias, dramas e transformações vividos por essas sete pessoas que lutam para superar preconceitos, conflitos e barreiras em busca de uma vida mais feliz”.

Clique no título para ler a matéria completa.

O filme será exibido e debatido amanhã (21), às 15h30min, no Auditório A do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento integra a “Campanha Internacional de Ação pela Despatologização das Identidades Trans” e é uma realização do Grupo de Estudos de Gênero, Memória e Identidade (Geni), UFMA e Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA.

“Gostaria de ressaltar a importância dessa discussão para  a categoria do Serviço Social, formada por profissionais que lidam diretamente com o público transexual nos serviços públicos onde essas pessoas realizam as cirurgias de “mudança de sexo” e no processo terapêutico que atualmente antecede esses procedimentos cirúrgicos. Sem contar os inúmeros outros espaços públicos onde esses/as profissionais atendem o público transexual”, afirmou Katiuscia Pinheiro, do Geni.

Ficha técnicaQuestão de Gênero tem duração de 90 minutos, direção, roteiro e produção de Rodrigo Najar, fotografia de Elton Luz e assistência de direção e edição de Têmis Nicolaidis.

A exibição e debate são gratuitos e aberto ao público.