Assistentes sociais vão às urnas nesta quinta e sexta-feira
14 de setembro de 2011

Profissionais de Serviço Social irão escolher chapa que conduzirá seu conselho profissional até 2014. Para ler, clique no título.

Quase 2.000 assistentes sociais atuam no Maranhão. Nesta quinta (15) e sexta-feira (16) elas/es vão às urnas escolher quem irá representar essa categoria profissional até 2014, para quando estão previstas as próximas eleições – ao contrário das disputas por cargos eletivos dos poderes executivo e legislativo, o voto é facultativo.

A atuação dos profissionais de Serviço Social pode ser percebida na execução das políticas públicas operacionalizadas em âmbito municipal, estadual e federal. Hoje estão presentes em todos os municípios do estado, devido principalmente à descentralização das políticas de saúde e assistência social.

“Embora também possa atuar em nível de gestão e planejamento, grande parte desses profissionais lida diretamente com a população em geral, fazendo atendimento, orientação e encaminhamentos que viabilizem o acesso a direitos sociais. É, portanto, um profissional que está permanentemente em contato com grande parte da população. Daí a importância de garantir um exercício profissional ético, comprometido com os direitos da população e com a qualidade dos serviços prestados”, afirma Graziela Nunes, assistente social da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), uma das profissionais que integra a chapa única que concorre às eleições.

Para o exercício legal da profissão, assistentes sociais que atuam no Maranhão devem ser registradas junto ao Conselho Regional de Serviço Social – 2ª. Região/MA (CRESS/MA). Os conselhos profissionais são importantes para a fiscalização do exercício profissional, evitando fraudes e desvios que possam comprometer a qualidade do atendimento ao público dos serviços sociais.

“A participação da categoria nas eleições de amanhã e depois é fundamental, pois escolherá a nova direção do conselho, que enfrentará uma série de desafios, como o aumento e a interiorização da demanda de fiscalização e a luta permanente por condições de trabalho dignas aos assistentes sociais”, finaliza Andréia Everton, atual conselheira presidente do CRESS/MA.

O quê: Eleições para o CRESS/MA.

Quando: dias 15 (quinta) e 16 (sexta-feira), das 9 às 18h.

Onde: Em São Luís: na sede do CRESS (Rua Treze de Maio, nº. 121, Centro); em Imperatriz: na Unisulma (Rua São Pedro, s/nº., Jardim Cristo Rei, Bairro: Nova Imperatriz); e em Caxias: na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua 1º. de Agosto, nº. 484, Centro).

Maiores informações: (98) 3222-7676 e/ou (98) 8802-1317.