CRESS-MA
NOTÍCIAS
EM DEBATE NA UFMA
14 de outubro de 2010
ASCOM CRESS/MA

TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DA SOCIEDADE CAPITALISTA EM DEBATE NA UFMA: Seminário promovido pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Debate em Serviço Social  e Movimento Social acontece em novembro.

“As transformações contemporâneas da sociedade capitalista, o sistema de controle social e a incidência no Serviço Social” é o tema do Seminário que o Grupo de Estudos, Pesquisa e Debate em Serviço Social e Movimento Social realiza em novembro, na Universidade Federal do Maranhão. O GSERMS, do Departamento de Serviço Social da UFMA, é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da instituição.

 

Clique no tema acima e leia mais a respeito.

 

O acontecimento discutirá o intenso movimento produzido pelas transformações ocorridas no mundo, entre o fim do século passado e o início deste, que têm colocado um grande desafio à compreensão e análise de estudiosos do processo histórico de desenvolvimento da sociedade. A ideia do seminário é trazer ao debate as particularidades do Brasil em relação ao assunto.

Entre os objetivos do seminário destacam-se a promoção do debate sobre estudos e pesquisas referentes às transformações contemporâneas do capital, destacando a expansão na periferia do sistema e a particularidade do Brasil, a contribuição para a interlocução entre os pesquisadores e a divulgação do conhecimento sistematizado em torno da temática, destacando a particularidade do Maranhão.

Analisar a reestruturação das relações capital x trabalho e a atualização do sistema de controle social na expansão mundializada da acumulação capitalista, discutir a particularidade da ação do capital transnacional no Maranhão, no contexto da questão regional do Nordeste e da Amazônia, analisar diversos processos específicos, destacando as tendências nas relações de trabalho, o movimento das classes sociais, as dimensões socioespaciais enfatizando alterações nas condições gerais da produção e reprodução social e o papel das políticas públicas em relação ao Trabalho, à Questão Agrária e Urbana, ao Ambiente, à Educação e à Pobreza, analisar a incidência das transformações contemporâneas sobre o Serviço Social no Maranhão e apresentar o resultado das pesquisas realizadas no âmbito do projeto articulador de pesquisas do GSERMS também são objetivos do seminário organizado pelo grupo.

Participantes terão direito a certificado. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas a partir do dia 10 de outubro, no site http://www.gserms.ufma.br, onde também é possível acessar sua programação completa e obter maiores informações. O Seminário acontece no Campus Universitário do Bacanga, dias 3, 4 e 5 de novembro.

AGENDA CRESS-MA
março
D S T Q Q S S
25 26 27 28 29  1   2 
 3   4   5   6   7   8   9 
 10   11   12   13   14   15   16 
 17   18   19   20   21   22   23 
 24   25   26   27   28   29   30 
 31 
SIGA O CRESS-MA