Conjunto Cfess/Cress define rumos para as suas entidades em 2008
29 de julho de 2008

O 36º Encontro Nacional Cfess/Cress, realizado entre os dias 2 e 5 de setembro, em Natal (RN), contou com ampla participação de profissionais eleitos em Assembléias Regionais, de representantes das direções do Cfess e dos 24 Conselhos Regionais. O relatório final do Encontro elenca as deliberações, trabalhadas em diversos eixos temáticos: formação profissional, fiscalização, ética e direitos humanos, seguridade social, comunicação, relações internacionais e gestão administrativo-financeira.

Foram deliberadas as temáticas de campanhas para a próxima gestão do Conjunto Cfess/Cress: “Direitos humanos, trabalho e riqueza no Brasil”, pela realização de concursos públicos, para Assistentes Sociais, nas diversas esferas de gestões governamentais e de Defesa e Fortalecimento da Profissão. Foram aprovadas moções, sendo as principais: pelo cumprimento do Plano Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas e da Lei Maria da Penha (11.340/06) e de apoio à Campanha pela Descriminalização do Aborto no Brasil.

As diretrizes gerais do encontro foram expressas na Carta da Cidade de Natal, que faz uma abrangente análise da conjuntura sócio-econômica do país e elenca desafios a serem enfrentados, ais como a expansão do orçamento global da Seguridade Social e a garantia de condições adequadas para sua operacionalização com qualidade. A íntegra da carta e do relatório final do Encontro estão disponíveís no site do Cfess (www.cfess.org.br).

Em nível regional, a Assembléia Geral Ordinária do Cress SP, 9ª Região, realizada em outubro/07, aprovou as propostas orçamentárias e o planejamento das ações do Conselho para 2008, construída conjuntamente entre a direção estadual e as direções das Seccionais, e escolheu os membros que substituirão os profissionais Maria Elisa dos Santos Braga e Wagner Hosokawa no Conselho Fiscal do Conselho. No lugar deles – que se ausentaram para concorrer às chapas do Cfess e Cress SP – estarão a profissional Maria Auxiliadora Pereira da Silva como conselheira fiscal e o suplente Fábio Alexandre Gomes.