Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
O dia 21 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em referência ao dia do “Massacre de Sharpeville”, ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, em 21 de março de 1960. Nessa data, sob o regime do Apartheid, 69 pessoas foram mortas e 186 ficaram feridas por se manifestarem contra a Lei do Passe, que obrigava as pessoas negras a portar cartões de identificação que especificavam onde elas poderiam transitar na cidade.
O racismo no Brasil precisa ser refletido e, sobretudo, combatido, e as/os Assistentes Sociais têm muito a contribuir nessa luta, visto que a sua atuação profissional, tem relação direta com as demandas da população negra, que faz parte de público majoritariamente atendido nos espaços sócio-ocupacionais das/os Assistentes Sociais.
A luta contra a discriminação racial e às mais diversas formas de manifestação do racismo é uma obrigação diária de todas/os as/os Assistentes Sociais e da população em geral.
Portanto, O CRESS-MA reafirma: “Assistentes Sociais no combate ao racismo”.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026