Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
Hoje, 13 de julho de 2023, é comemorada a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil. São 33 anos de luta pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil, entre avanços e novos desafios desde sua criação, em 1990.
Vamos relembrar alguns desses diretos?
1. Convívio familiar e comunitário
2. Segurança, sem violências físicas ou psicológicas
3. Liberdade de expressão
4. Condições dignas de saúde
5. Acesso à educação e cultura
6. Acesso a lazer e esportes
7. Proteção contra o trabalho infantil
A defesa dos direitos e de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes é bandeira de luta historicamente assumida pelo Serviço Social brasileiro!
Viva o ECA!
Saiba mais:
O movimento “Agenda 227” apresentou ao governo federal, por meio do PPA Participativo, a proposta "Promoção e Proteção Integral dos Direitos de Crianças e Adolescentes” que tem como objetivo promover, com absoluta prioridade, políticas públicas intersetoriais e integradas para assegurar os direitos de crianças e adolescentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária e à proteção integral, de modo a contribuir para a promoção da equidade."
Para votar na proposta da Agenda 227, após fazer o login no Gov.Br, basta acessar o link: https://acesse.one/propostaagenda227
A Agenda 227 é um movimento apartidário da sociedade civil brasileira que tem como objetivo colocar crianças e adolescentes no centro da construção de um Brasil mais justo, próspero, inclusivo e sustentável para todos, a partir da concretização da prioridade absoluta garantida à população de 0 a 18 anos pelo artigo 227 da Constituição Federal. Acesse mais informações sobre o movimento no link: https://agenda227.org.br/
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026