Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
Hoje, 17/10, é celebrado o Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, uma data que visa sensibilizar populações, sociedades e governos sobre o tema, além de reivindicar direitos a serem garantidos para erradicar a pobreza no mundo. A data foi criada em 17 de outubro de 1987, quando, em Paris, mais de 100 mil pessoas prestaram homenagem às vítimas da pobreza extrema, violência e da fome.
Considerada um grande atentado contra a dignidade humana, a pobreza extrema atinge diretamente e indiretamente milhares de pessoas por todo o mundo, em diversos continentes. A fome e as baixas condições de vida são problemas que afetam a sociedade há séculos. Guerras, disputas políticas e problemas climáticos impactam o desenvolvimento socioeconômico no mundo inteiro.
No Brasil, a fome atingiu 15,4 milhões de pessoas entre 2019 e 2021. De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as regiões Norte e Nordeste apresentam o maior avanço da pobreza, em todo o país, desde 2021. Só a região Nordeste concentra mais da metade das pessoas em extrema pobreza. A Unidade da Federação com menor taxa de pobreza em 2021 foi Santa Catarina (10,16%). No extremo oposto está o Maranhão, com a maior proporção de pobres (57,90%).
Nesse contexto, o CRESS-MA afirma “Contribuir para erradicar a pobreza também deve ser um compromisso de todas/os as/os Assistentes Sociais”.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar" – 2023/2026