Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
O Dia Nacional da Pessoa Idosa, antes celebrado em 27 de setembro, passou a ser comemorado em 1º de outubro devido nessa data ter sido aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), um marco na regulação dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera-se idosa/o qualquer pessoa com mais de 60 anos, e mais de 28 milhões de brasileiros estão nessa faixa etária, representando 13% da população, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE/2019). A OMS estima que em 2025, pela primeira vez, a população de idosos no planeta ultrapassará a de crianças. Segundo estudos da OMS, em 20 anos o Brasil será o sexto país no mundo com o maior número de pessoas idosas.
Uma das defesas históricas do Conjunto CFESS-CRESS refere-se aos direitos da pessoa idosa no Brasil. Defesa que remete ao debate sobre o enfrentamento da exploração e segregação, de modo que seja possível sua participação ativa nas relações sociais, econômicas, políticas e civis: a superação da ideia de que idosos/as se tornam “incapazes” ou “dependentes”.
Nesse contexto, o CRESS-MA afirma “assistentes sociais devem cotidianamente defender e fortalecer a garantia dos direitos da pessoa idosa”.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023