FONTE: CFESS
O episódio estreia às 8h do 1º de maio!
Neste 1º de maio, Dia Mundial dos Trabalhadores e Trabalhadoras, o CFESS lança o último episódio da websérie sobre a luta pelo piso salarial de assistentes sociais, para destacar algumas ações do Conjunto CFESS-CRESS que podem contribuir para melhoria das condições éticas e técnicas da categoria, mesmo na ausência de um piso nacional.
A fiscalização de concursos e vagas para assistentes sociais por meio dos Regionais, a notificação de instituições empregadoras que oferecem vagas com salários incompatíveis e a implementação de uma Tabela Referencial de Honorários de Serviço Social são algumas das estratégias para se valorizar o trabalho da categoria, buscando uma remuneração digna.
Fica nítido também que todas as ações em defesa das condições éticas e técnicas para o exercício profissional têm também como objetivo a qualidade dos serviços prestados à população, princípio fundamental do Código de Ética da categoria.
A publicação abre também o mês de maio, de comemoração para assistentes sociais e que está permeado por diversas atividades para a categoria (confira o site).
Neste ano, o tema “Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas”, valoriza a categoria profissional e reforça seu compromisso na defesa dos direitos e das liberdades democráticas. “Sempre estivemos ao lado da classe trabalhadora”, enfatiza a conselheira coordenadora da comissão de comunicação do CFESS, Emilly Marques.
Sobre a Websérie
Ao longo de quatro episódios narrados e ilustrados, a categoria pode tirar as principais dúvidas sobre os desafios e limites da luta pelo piso salarial, além de entender quais os sujeitos envolvidos nessa pauta.
Fica nítido que esta não é uma luta só da categoria de assistentes sociais, mas de toda classe trabalhadora, e que a caminhada para se conquistar esse direito sofre impactos diretos da conjuntura que o país vive, hoje totalmente desfavorável para a população, com ataques, retiradas de direitos e desemprego.
A conselheira do CFESS Emilly Marques explica que essa importante Websérie faz parte de uma estratégia conjunta da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (Cofi) e da Comissão de Comunicação de responder às principais demandas da categoria relacionadas ao trabalho profissional e às condições éticas e técnicas de trabalho.
“A websérie responde também à recorrente questão ‘o que o CFESS está fazendo pelo piso salarial?’, apontando que, por questões inclusive legais, o Conselho tem atuação limitada, com incidência maior no âmbito político; e indica que esta é uma luta coletiva, que depende diretamente do envolvimento da categoria e de outras entidades, como associações, federações e sindicatos”, pontua Marques.
A série aponta também a luta no âmbito legislativo, trazendo informações de projetos de lei com esse teor que tramitam no Congresso Nacional, e as dificuldades para tramitação de matérias com esse teor no Congresso.
Por fim, a Websérie enfatiza que a luta por condições de trabalho para assistentes sociais não deve se resumir ao piso salarial, apontando ações pelo Conjunto CFESS-CRESS para valorização do trabalho da categoria e, consequentemente, qualidade para os serviços prestados à população.
Assista à Websérie completa
Episódio 1
Episódio 2
Episódio 3
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023