Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
Hoje, 27/04, comemora-se o Dia Nacional do/a Trabalhador/a Doméstico/a, uma das principais ocupações entre as mulheres em todo o mundo, cerca de 80%, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a atividade permanece sendo a principal fonte de emprego e renda entre as mulheres e até 2017, empregava cerca de 7 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Durante a pandemia da covid-19, o trabalho doméstico entrou no hall de atividades essenciais, impossibilitando que as trabalhadoras domésticas pudessem fazer a quarentena. Nesse contexto, essas mulheres tiveram que optar por trabalhar ou morrer de fome, sendo uma trabalhadora doméstica a primeira pessoa a morrer por covid-19 na cidade do Rio de Janeiro, no dia 19 de março de 2020.
Diante dessa realizada, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) parabeniza a categoria profissional e afirma: “Assistentes Sociais estão na luta em defesa dos direitos sociais, em defesa da vida digna e, sobretudo, em defesa das mulheres”.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023