Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA)
Hoje, 25/11, celebra-se o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. Esta data foi estabelecida durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, e presta homenagem às irmãs Mirabal, também conhecidas como “As borboletas”. Patria, Minerva e Maria Teresa foram assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960, na República Dominicana.
A data de hoje, se une a campanha global e anual “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, que reivindica o fim da violência contra meninas e mulheres. No Brasil, os 16 dias ampliaram-se para 21 dias: para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras. As atividades tem início dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) e se encerram dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).
O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) convoca toda a categoria e a sociedade maranhense a se unirem a esta campanha global e se fazerem presentes, de forma online ou presencial, nas atividades programadas pelas instituições dedicas aos direitos das mulheres.
Assistentes sociais em defesa dos direitos das mulheres!
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/202