FONTE: CFESS
Dentre os assuntos em pauta, a atuação profissional na pandemia.
Na imagem, as coordenadoras das comissões temáticas do CFESS: da esquerda para a direita, em cima Kelly Melatti (Ética e Direitos Humanos), Emilly Marques (Comunicação), Carla Pereira (Administrativo-Financeiro); embaixo Maria Rocha (Orientação e Fiscalização Profissional), Ruth Bittencourt (Formação Profissional) e Elaine Pelaez (Seguridade Social)
Assistentes sociais constituem uma das categorias que estão na linha de frente no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Por isso, a atuação profissional neste contexto foi um dos pontos de pauta da primeira reunião do Conselho Pleno da gestão do CFESS “Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social” (2020-2023), que ocorreu, excepcionalmente, por meio virtual neste sábado (30).
O Conjunto CFESS-CRESS tem garantido o funcionamento dos Conselhos, com atendimentos on-line a categoria. Assim, mesmo diante da pandemia, o trabalho segue intenso nas entidades. Nesse sentido, outro assunto deliberado pela nova gestão do CFESS refere-se à dinâmica institucional e à estruturação das comissões temáticas (orientação e fiscalização profissional, ética e direitos humanos, comunicação, seguridade social, administrativo-financeira, formação profissional e relações internacionais) dos grupos de trabalho e representações do CFESS nos diversos espaços de controle social, além de frentes, fóruns e coletivos em defesa dos direitos.
A presidente do CFESS, Elizabeth Borges, avalia que o Pleno foi intenso, não só pela pauta, por ser o primeiro, mas também pelo formato virtual, que consumiu 11 horas de trabalho. “O grupo está comprometido e sintonizado, devido ao longo processo de preparação prévia. Chegamos com certa apropriação do funcionamento das comissões, tendo sido iniciado o planejamento estratégico da gestão. O sinal dos tempos de pandemia, com uso de tecnologias da informação, foi aproveitado de maneira positiva”, destaca a presidente.
Ela acrescenta ainda que a pauta teve como ponto central apresentar o planejamento das comissões, com destaque para aquelas de caráter mais urgente, organizadas e sistematizadas como Plano Covid, e que se desdobram em todas as ações realizadas pelas comissões. “A proposta da gestão é manter interlocuções intracomissões e dessas com parcerias externas, a exemplo da Abepss e outras entidades e conselhos profissionais. Está em nós, também, o cuidado com a coisa pública na gestão da entidade”, completou Elizabeth Borges.
Para quem não sabe, o Conselho Pleno é a reunião de caráter deliberativo da direção do CFESS, que determina as ações da entidade, conforme seu plano de atividades, e julga recursos éticos. Ele é uma das instâncias deliberativas que integram o CFESS, de acordo com o Estatuto do Conjunto CFESS-CRESS.
Clique e confira a pauta completa
Conheça a nova gestão do CFESS
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023