CRESS-MA
INFORMAÇÕES
CRESS-MA realiza I Assembleia Geral Ordinária de 2026 e fortalece debate sobre organização da categoria
23 de junho de 2026
ASCOM CRESS/MA


Arte: CRESS-MA Arte: CRESS-MA


No último sábado (20) foi realizada a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2026 do Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão (CRESS-MA) reunindo assistentes sociais para deliberação coletiva da categoria. O encontro garantiu a participação de 33 profissionais, no Centro Universitário Estácio, em São Luís, e teve como pauta principal a eleição da delegação que vai representar o Maranhão no 53º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.


A programação foi aberta com a mesa temática "Requisições Indevidas: desafios éticos e fortalecimento da atuação profissional", conduzida pelas assistentes sociais Cristiana Lima e Marizangela Taveira. O debate abordou os desafios vivenciados cotidianamente pelos profissionais diante de requisições incompatíveis com as competências e atribuições do Serviço Social.


“A autonomia profissional está diretamente vinculada ao domínio das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa da profissão, possibilitando que assistentes sociais identifiquem e enfrentem demandas que extrapolam suas atribuições legais”, disse Cristiana Lima.

 

Também foram compartilhadas experiências relacionadas às pressões institucionais enfrentadas por profissionais que recusam desvios de função e reafirmam o exercício ético da profissão. Na área da saúde, foram pontuadas situações em que atividades de natureza burocrática e administrativa são indevidamente direcionadas ao Serviço Social, comprometendo sua finalidade e desviando a atuação profissional de suas competências específicas.

 

6


Formação profissional – A assembleia abordou ainda a preocupação da categoria com a expansão da oferta de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD) sem condições adequadas de formação, o que pode comprometer a preparação técnica e ético-política necessária ao exercício profissional.


Ao longo dos debates, foi destacada a necessidade de ampliar a organização coletiva da categoria para enfrentar desafios relacionados às condições de trabalho, à defesa das atribuições privativas e competências profissionais, ao fortalecimento do Conjunto CFESS-CRESS e à luta por melhores condições para o exercício profissional.

 

“A assembleia é esse espaço fundamental de construção democrática, fortalecimento da organização política da categoria e reafirmação do compromisso coletivo com a defesa do Serviço Social brasileiro”, disse Lucianne Morais, conselheira do CRESS-MA.

 

7

 

Representação nacional – a Assembleia realizou a eleição de representantes do Maranhão para o 53º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. Do Conselho, foram eleitos os delegados: Camila Castro, Célia Martins, Nikson Daniel e Lucianne Morais. Já, entre a representação de base, foram eleitas Joseth Andrade, Marizangela Taveira, Jociene Azevedo e Gelsivane Alves. A assistente social Edivana Siqueira também integra o grupo representando a equipe técnica do CRESS-MA.

 


Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Democracia e Liberdade: a força nasce da base” – 2026/2029

 

Central - Acesso Rápido
AGENDA CRESS-MA
junho
D S T Q Q S S
31  1   2   3   4   5   6 
 7   8   9   10   11   12   13 
 14   15   16   17   18   19   20 
 21   22   23   24   25   26   27 
 28   29   30 
SIGA O CRESS-MA