FONTE: CFESS
21 de março é o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Confira!
(arte: Rafael Werkema/CFESS sobre foto de Marcelo Casal Jr./EBC)
Hoje é o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear as vítimas de um protesto que foi violentamente reprimido pela polícia (massacre de Sharpeville) durante o apartheid na África do Sul, há mais de meio século.
Por isso, fundamentado nos princípios do Código de Ética do/a Assistente Social e, principalmente, no compromisso assumido pelo Conjunto CFESS-CRESS na campanha de gestão (2017-2020) Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, o CFESS dá visibilidade à data, lembrando a categoria que “na defesa dos direitos sociais, a gente enfrenta o racismo”.
Isso porque, conforme apontam dados amplamente difundidos na mídia, a população negra é a maior usuária das políticas sociais como a saúde, a assistência social, entre outras.
“Além dos números oficiais, a gente vê na prática que a maior parte das pessoas que atendemos nos equipamentos e serviços públicos são negras e pobres. Nossa intervenção precisa ter um olhar voltado não só para as questões de classe, mas de raça e gênero, e essa é uma das intenções da campanha”, explica a conselheira do CFESS Mauricleia Soares.
Ações dos CRESS e da categoria no combate ao racismo
O site oficial da campanha mostra que os CRESS e a categoria têm se engajado cada vez mais com a temática.
Na seção Ações CFESS-CRESS, os regionais vêm apontando as diversas atividades organizadas no âmbito dos estados: são entrevistas, rodas de conversa, vídeos e outros materiais.
Já na seção Combate no Cotidiano, assistentes sociais têm relatado como fazem o enfrentamento ao racismo no seu cotidiano profissional, no atendimento à população usuária.
“É fundamental que a categoria compartilhe suas experiências nesse campo. Ao dar centralidade a este debate, queremos incentivar a promoção de ações de combate ao racismo, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo”, completa Mauricleia.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA
Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020