FONTE: CFESS
Serviço Social está na luta contra o capacitismo.
Arte: Karlla Braga (estagiária sob supervisão) e Rafael Werkema/CFESS.
Este sábado, 21 de setembro, é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa é uma data importante não só para essas pessoas, mas para assistentes sociais e para a sociedade também. Afinal, como brada o slogan do cartaz do Dia da(o) Assistente Social 2024: “a nossa liberdade é anticapacitista!”.
Para celebrar a data, o CFESS lança um vídeo especial, com participação de assistentes sociais com deficiência que estiveram presentes ao 51º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em setembro em Belo Horizonte (MG). A tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) também foi feita por uma assistente social com deficiência, Mariana Hora, de Pernambuco.
Instituído a partir da Lei 11.133/2005, o dia 21 de setembro marca não só as lutas das pessoas com deficiência, mas também o calendário do Serviço Social, que consta da Agenda Assistente Social e do material digital (planner e fundos de tela) – clique para acessar. A construção de estratégias em defesa dos direitos das pessoas com deficiência dentro e fora do Serviço Social integra o plano de ação do CFESS e diversas realizações vêm sendo efetivadas nesse sentido, a exemplo do Glossário em Libras do Serviço Social, da campanha do Dia da(o) Assistente Social 2024, das lives e publicações lançadas sobre o tema, além do Seminário Nacional sobre a Luta Anticapacitista, que ocorrerá em 2025 em Recife (PE).
O debate também vai ao encontro de uma série de ações que as entidades representativas da profissão vêm promovendo nos últimos anos junto a assistentes sociais, não só para falar sobre o trabalho e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, mas também para enfrentar o preconceito e as opressões sofridas por essa população (chamado de capacitismo) e para buscar garantir acessibilidade para todas essas pessoas, em especial assistentes sociais com deficiência.
Afinal, de acordo com dados recentes, a população com deficiência no Brasil corresponde a cerca de 8,4% da população total (IBGE, 2022). Este é um número significativo e trazer esse dado para o cenário de atuação profissional mostra o compromisso com os preceitos do Código de Ética, além do comprometimento com a eliminação de barreiras vivenciadas por essas pessoas e por assistentes sociais com deficiência em todos os espaços, inclusive nos ambientes de atendimento à população e também no Conjunto CFESS-CRESS.
Veja o vídeo aqui, por meio dos perfis do CFESS nas redes sociais
Confira também outros materiais relacionados à temática:
Livro Anticapacitismo e Exercício Profissional
Ações cotidianas para combater o capacitismo
Cartilha de Acessibilidade: Reconfigurando o Corpo e a Sociedade
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026