CRESS-MA marca presença no 51º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS
11 de setembro de 2024

WhatsApp Image 2024-09-06 at 10.42.36

Delegação do CRESS-MA presente no Encontro (Foto: arquivo pessoal).

O 51º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado de 5 a 8 de setembro em Belo Horizonte (MG), destacou-se pela intensidade dos debates e pela apresentação de novas diretrizes para o Serviço Social no Brasil. O evento, promovido pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelo Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), teve como tema central “O amanhã não está à venda – resistências na luta anticapitalista diante da crise ambiental”.

DSC_0116

Plenária de abertura do 51º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS (Foto:CFESS).

A delegação do Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) marcou presença significativa no evento, representada pelas conselheiras Marizangela Taveira, Fabrícia Carvalho, Camila Castro, Heloísa Helena Carvalho e Nair Barbosa. Também estiveram presentes assistentes sociais da base, como Gilca Janiele Pereira, Luciane Moraes e Nikson Daniel Souza. Além disso, participaram trabalhadoras do Conselho, incluindo Gelsivane Alves, Lucilene Guimarães e Jozeth Marya de Andrade.

A abertura do encontro foi marcada por uma conferência com a assistente social Maria das Graças e Silva e Dinamam Tuxá, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). A programação incluiu o lançamento da Campanha de Gestão com o lema “Sou assistente social: nossas bandeiras pulsam liberdade!” e a apresentação da Agenda Assistente Social 2025, que será disponibilizada em breve nos CRESS e Seccionais.

WhatsApp Image 2024-09-10 at 18.04.38

Da esquerda para a direita: as conselheiras do CRESS-MA, Camila Castro e Fabrícia Carvalho, a assistente social da base, Luciane Moraes e Jozeth Andrade, trabalhadora do CRESS-MA. (Foto: arquivo pessoal).

As/os participantes discutiram e aprovaram o regimento interno do evento e revisaram a metodologia de monitoramento das deliberações para o triênio 2023-2026. O encontro contou com debates sobre os eixos: administrativo-financeiros, ética e direitos humanos, seguridade social, orientação e fiscalização profissional, comunicação, formação profissional e relações internacionais.

No encerramento, foi aprovada a Carta de BH, documento que reflete os compromissos assumidos pelas/os participantes frente à conjuntura atual. O evento também antecipou dois grandes eventos para 2025: o Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista, que será realizado em Recife, e o 18º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), em Salvador.

CRESS do NE

Representantes das delegações dos CRESS do Nordeste presentes no Encontro (Foto: arquivo pessoal).

Camila Castro, conselheira coordenadora da comissão de comunicação do Conselho, ressaltou que o tema do Encontro atravessou todas as etapas de monitoramento das ações e projetos deliberados para o triênio 2023-2026: “Reverberamos que “O amanhã não está à venda” e, que nossas resistências e princípios nos fizeram e fazem sentir pulsar no corpo os compromissos assumidos e que foram expressos na Carta de BH. Se perguntarem, o que nos torna assistentes sociais? Responderemos que de norte a sul do Brasil, com qualidade e conhecimento teórico, político e técnico, nossas bandeiras pulsam liberdade”!

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026

Central - Agenda Permanente