Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
Há 35 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data foi criada para relembrar a importância da prevenção e reforçar a luta contra o preconceito sofrido pelas pessoas que vivem com HIV. Além, de comemorar as diversas conquistas que as ciências da saúde alcançaram para o tratamento e os cuidados em saúde.
De acordo com o relatório global do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) divulgado em julho de 2023, o número de pessoas mortas por doenças relacionadas à AIDS em 2022 foi de 620 mil. Esse número representa uma redução de 51% desde o pico da epidemia em 2004 e de 32% desde 2010. A redução das mortes por AIDS é resultado dos avanços no tratamento da doença. O acesso ao tratamento antirretroviral é fundamental para que as pessoas com HIV tenham uma vida longa e saudável.
A luta contra a AIDS é sem dúvida cotidiana e é papel também da/o Assistente Social atuar na promoção da cidadania, tornando público os direitos dessa população.
Assistentes sociais em defesa do direito à saúde pública e universal!
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026