Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
O tradicional Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passa a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. É o que define a Lei 14.402, de 2022, de autoria da então deputada federal, e hoje presidente da Funai, Joenia Wapichana. Segundo ela, a mudança tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários.
Esse ano a data ganhou um novo significado, pois pela primeira vez na história do Brasil os povos originários ganharam voz com o Ministério dos Povos Indígenas, liderado por uma mulher indígena, Sônia Guajajaras.
Para o Serviço Social os povos indígenas são assunto para assistente social e precisa de visibilidade na categoria. Em 2021, as comemorações do Dia da/o Assistente Social destacaram o trabalho da categoria pela vida e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais, com o slogan: “Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente”. À época, as peças vieram reafirmar o projeto ético-político profissional na defesa dos povos originários e tradicionais, reforçando a inserção da categoria na luta e resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e muitos outros, que estão não só campo, mas também nas cidades.
Portanto, não apenas em abril, mas todos os meses, é necessário reafirmar: é compromisso ético das/os Assistentes Sociais na defesa dos direitos dos povos indígenas!
– Relembre AQUI a matéria sobre o tema "Questão indígena é assunto para assistente social"
– Confira AQUI o Seminário Latino-americano, com o tema Serviço Social, Povos Indígenas e Direitos Humanos, realizado nos dias 14 e 15 de julho de 2022, pelo CFESS e pela ABEPSS.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023