Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, no Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com diversas instituições. "Proteção social para acabar com o trabalho infantil" é o tema da campanha nacional promovida pelo FNPETI para 2022.
De acordo com dados do Fórum, o Maranhão apresenta 8,8% de crianças em situação irregular de trabalho, liderando o ranking de estados da região nordeste com o maior percentual de trabalho infantil. A nível nacional, segundo a pesquisa, o estado ocupa a quarta colocação dentre os estados com maiores índices de crianças em situação de vulnerabilidade, exercendo trabalhos. Os casos acontecem principalmente com as meninas que são trazidas do interior para trabalhar em casa de família da capital.
Assistente sociais são contrárias a todas as formas de exploração do trabalho de crianças e adolescentes e reafirmam a defesa dos seus direitos, convocando toda a sociedade a se mobilizar contra o trabalho infantil.
#Denuncie! Disque 100!
#ChegadeTrabalhoInfantil
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023