FONTE: CFESS
Assistentes sociais estão na luta contra o racismo. Confira o 'CFESS Manifesta' especial!
]
Arte: Rafael Werkema
Hoje é uma data de luta para assistentes sociais e para a população brasileira! O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro relembra que, conforme trecho do novo 'CFESS Manifesta' elaborado especialmente para a data, "as exigências do nosso momento histórico não são simples. Ao mesmo tempo em que precisamos problematizar e confrontar o apassivamento presente em nossa cultura, não podemos deixar de reconhecer que desde que esse país pode ser chamado Brasil, sempre houve luta da classe trabalhadora e segmentos populacionais subalternizados, na resistência e enfrentamento aos modelos sociais e econômicos autoritários e totalitários, assim como contemporaneamente existe enfrentamento à atual agenda neoliberal, que produz cotidianamente as desigualdades humanas e sociais".
A campanha de gestão do Conjunto CFESS-CRESS (2017-2020) já disse: "assistentes sociais no combate ao racismo!'. Hoje, mais do que nunca, o CFESS reafirma essa luta e convida a categoria a se apropriar do debate, a partir desta nova edição do informativo, que está disponível neste link.
O 'CFESS Manifesta' especial da Consciência Negra traz uma análise importante: "Queremos, nesse 20 de novembro, refletir sobre um fato relacionado a esses dados: as pessoas LGBT que têm sofrido essas distintas violências são predominantemente negras e pobres. Já em relação à população negra, o Atlas da Violência 2019 verificou o aprofundamento da desigualdade racial nos indicadores de violência letal, sendo que, em 2017, 75,5% das mortes letais no país foram de pessoas negras", diz outro trecho do documento.
Acesse aqui o 'CFESS Manifesta'
Conheça a Campanha de Gestão 'Assistentes sociais no combate ao racismo'
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª Região (CRESS-MA)
Gestão Resistência e Luta (2017-2020)