FONTE: CFESS
Imagem comemorativa ao 8 de março! (Arte: Rafael Werkema/CFESS sobre ilustração de Nadezda Grapes/Fotolia)
Leia a nota do CFESS sobre o Dia Internacional das Mulheres e participe dos atos em todo o Brasil!
A categoria de assistentes sociais é composta majoritariamente por mulheres.
Trabalhadoras que, no exercício profissional, atuam nas políticas e serviços sociais públicos, que têm como principal público as mulheres.
Somos mães, avós, filhas, irmãs, chefes de famílias que se dividem nos vários papéis e jornadas, e que mais uma vez somos atacadas com as propostas e medidas do atual governo.
É contra estes ataques que nesta sexta-feira, 8 de março (#8M), Dia Internacional das Mulheres, nós mulheres vamos novamente ocupar as ruas!
Vamos dizer não à reforma da previdência proposta pelo governo Bolsonaro que, se aprovada, retirará de milhares de trabalhadoras e trabalhadores o direito à aposentadoria e a outros benefícios.
Estudantes, trabalhadoras, desempregadas estaremos juntas nesse #8M para denunciar o machismo que se expressa no cotidiano da dupla jornada, nos subempregos, na discriminação por gênero, nos assédios; na piada machista e, associada ao racismo, na objetivação das meninas e mulheres negras. No feminicídio que nos assombra, em especial, mulheres negras e pobres, nos morros, favelas e periferias.
O CFESS conclama a categoria de assistentes sociais para que sejamos mais uma vez parte da resistência da violência com que lidamos cotidianamente em nosso exercício profissional.
Para que continuemos na defesa de políticas sociais que efetivamente garantam segurança e condições de igualdade para as mulheres. Para defender a previdência social pública!
Porque, como diz o samba enredo, chegou a vez de ouvir nossas Marias, Mahins e Marielles!
Confira a programação do 8M em sua cidade e participe!
Assistentes sociais no 8M!
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020