Público participante do evento. (foto: arquivo pessoal)
Durante a tarde de ontem, 28/05, no auditório do Campus UFMA/ Imperatriz, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), com o apoio do Núcleo de Assistentes Sociais da Região Tocantina (NAS), realizou a quarta edição do Encontro Descentralizado de Assistentes Sociais da Região Tocantina, que esse ano teve como tema "SEGURIDADE SOCIAL: contrarreformas, resistência e defesa de direitos sociais", seguindo o mote do 39º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão que ocorreu entre os dias 15 e 17 de maio em São Luis-MA.
A programação do evento contou com apresentação cultural, debates com representantes de movimentos sociais, dentre os quais podemos destacar: Xico Cruz, representante do Centro Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia-MA; Alexandre Peixoto, representante do Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo de Imperatriz-MA; Margarida Neres Pessoa Nunes, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde da Região Tocantina; e Conceição Amorim, representante do Fórum de Mulheres de Imperatriz-MA. Além da palestra “Tempos de desmonte da Seguridade Social: desafios e resistências”, ministrada pela assistente social Mara Alves de Sousa, conselheira do CRESS-MA, mestra em Políticas Públicas e professora das faculdades FACAM e UNINASSAU. O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre estudantes, profissionais e bacharéis em Serviço Social.
Conselheira do CRESS-MA, representantes do NAS e de movimentos sociais. (foto: arquivo pessoal)
Para a conselheira do CRESS-MA, Mara Sousa, o evento marca “o compromisso do Conselho em descentralizar suas ações de formação e debate sobre a conjuntura e os desafios postos ao trabalho das/os assistentes sociais em tempos de desmontes de direitos sociais”. Ainda, de possibilitar a articulação do NAS com os profissionais de Imperatriz e municípios vizinhos. “Muitos profissionais relataram o desejo em participar do NAS e contribuir com as estratégias de articulação com profissionais atuantes nos municípios”, finaliza.
Público participante do evento. (foto: arquivo pessoal)
De acordo com a representante do NAS, Geriane Silva Sousa, “momentos como esses são de grande relevância para o CRESS-MA, pois aproxima a categoria do Conselho e os profissionais se sentem valorizados”. O evento pode ainda incitar o interesse das/os Assistentes Sociais presentes em aderir ao NAS da Região Tocantina, afirmou Geriane.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020