Durante a manhã de hoje, 10/11, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) participou de Audiência Pública para tratar sobre o corte no orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pelo Governo Federal e suas consequências para São Luís. O CRESS-MA esteve representado pela sua primeira tesoureira, Margarete Cutrim, que também compôs a mesa da solenidade. Estavam ainda representando o Conselho, a primeira secretária, Josenilde Pereira e a agente fiscal, Lucilene Guimarães.
A Audiência Pública foi convocada pelo vereador Raimundo Penha e presidida pelos vereadores Sá Marques (PHS) e Ricardo Diniz (PC do B). Participaram com envio de representantes, o Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, o Conselho Estadual de Assistência Social, o Fórum dos Trabalhadores da Assistência Social, a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, o Fórum Estadual de Entidades de Assistência Social e Fórum de Usuários do Sistema Único de Assistência Social. Estiveram presentes ainda os vereadores Genival Alves (PRTB) e Marquinhos (PRB), e os trabalhadores da Assistência Social do Município de São Luís, que fecharam seus locais de trabalho para lutar pelo futuro da Assistência Social (CRAS, CREAS, Centro Pop, entre outros).
Foram mais de 3 horas de debate onde os presentes puderam conhecer o contexto da Assistência Social no Município de São Luís, apresentado pela Secretária Municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande e expor seus pontos de vista sobre o corte orçamentário no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) es suas consequências para cada área de atuação.
“O CRESS-MA reafirma a sua luta e o seu compromisso com a defesa das Políticas Públicas que contribuem para a qualidade de vida da população, bem como a Seguridade Social brasileira”, Margarete Cutrim. A Conselheira reforça ainda que a Instituição apoia o dia de hoje, de paralisação nacional, que vem chamar a atenção da sociedade para os desmontes do Governo Federal. “Foi desmobilizada toda uma agenda de importantes atividades no CRESS-MA, como a Assembleia Geral Ordinária da categoria, que seria realizada no dia de hoje”, informa a Conselheira.
Saiba Mais
Conheça melhor a estrutura mantida pela Semcas
– São 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras); três Centros de Convivência (Circo Escola, Casa do Bairro e Vila Luizão), cinco Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); dois Centros de Referência Especializado no Atendimento à População em situação de Rua (Centro Pop) Centro e Anil; cinco abrigos executados diretamente, sendo: um Residência Inclusiva para pessoas com Deficiência, um para pessoas em situação rua; um para adolescentes; um para crianças; um Casa de Acolhida Temporária para pessoas adultas e famílias e mais cinco executados indiretamente por instituições conveniadas; um Centro Dia (Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com Deficiência com dependência); um Centro – Dia para criança até 06 anos com microcefalia (em processo de implantação). Além da estrutura física, são desenvolvidos diversos programas e projetos que atenderam mais de 40 mil pessoas em 2016. (Fonte: Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social)