Arte: CFESS (adaptado)
Entre os dias 12 e 14 de junho, conselheiras(os) e equipe técnica do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MA) participaram, em Brasília (DF), do 10º Seminário Nacional de Gestão Administrativo-Financeira, do 4º Seminário Nacional das Comissões Permanentes de Ética (CPEs) e do 17º Seminário Nacional das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) do Conjunto CFESS-CRESS.
Promovidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), os seminários reuniram representantes dos Conselhos Regionais de todo o país para debater
temas estratégicos relacionados à gestão político-administrativa e financeira, ética profissional, fiscalização do exercício profissional e fortalecimento institucional do Conjunto CFESS-CRESS.
A participação do CRESS-MA integrou a agenda nacional de formação e articulação política da categoria, possibilitando o aprofundamento de debates fundamentais para o desenvolvimento das ações do Regional e para o fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social.
Para a coordenadora da Comissão Permanente de Ética (CPE) do CRESS-MA, a assistente social e conselheira Yasmim Pereira, a participação nos seminários contribuiu para ampliar o conhecimento sobre os procedimentos éticos e fortalecer o trabalho desenvolvido pelo Regional. “Os debates possibilitaram importantes trocas de experiências entre os CRESS e contribuíram para a qualificação das ações da Comissão Permanente de Ética. Foi um espaço de formação, diálogo e construção coletiva que fortalece nossa atuação no Maranhão”, destacou.
Os seminários nacionais, realizados sempre no primeiro ano das novas gestões, trouxeram subsídios sobre questões contábeis, administrativas, financeiras e fiscais às direções recém-empossadas nos Conselhos Regionais, em especial no que diz respeito ao fato de serem autarquias públicas fiscalizadas pelos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), além do controle interno realizado pelos conselhos fiscais. O seminário contou com mais de 100 participantes, dentre conselheiras e conselheiros dos CRESS e do CFESS, além de trabalhadoras e trabalhadores do Conselho Federal.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Democracia e Liberdade: a força nasce da base” – 2026/2029
