FONTE: CFESS
Evento tem ato político e plenárias simultâneas no sábado. Mesas estão disponíveis no YouTube.
Arte: Rafael Werkema/CFESS e Fotos: Diogo Adjuto/CFESS
Após mais de 2 anos sem eventos presenciais, o CFESS e o CRESS-CE promoveram, até domingo (2/4), o 6º Encontro Nacional de Serviço Social e a Seguridade Social que Defendemos, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O encontro começou com uma atividade cultural, recebendo uma apresentação do Macaratu Nação Fortaleza, tradicional do estado do Ceará.
A mesa de abertura trouxe representação das entidades do Serviço Social e da organização do evento. A presidenta do CFESS, Elizabeth Borges, destacou que participantes do encontro têm a expectativa de debates profícuos e aprendizados mútuos. “O encontro está organizado para transversalizar as áreas que compõem a política de seguridade social, como amplo campo da proteção social. Esperamos sair deste evento mais fortalecidas/os e agregadas/os às ações e comprometidas/os com as entidades que representam o Serviço Social”, destacou.
A conselheira também ressaltou a importante articulação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que organizou o Espaço infantil no evento, por meio do qual participantes com filhos/as podem proporcionar às crianças atividades lúdicas e de recreação durante as mesas e plenárias do evento. Essa parceria consolida o espaço, que atende a reivindicação da categoria e garante o cuidado com as crianças, além da participação de mães/pais no evento.
O Espaço Infantil traz a perspectiva da Ciranda. O Projeto Ciranda Infantil, da Associação de Formação Frei Humberto, se aproxima dos objetivos defendidos pelo projeto ético politco profissional do Serviço Social. O projeto é uma iniciativa que busca promover a educação infantil em assentamentos rurais do MST, a partir de uma perspectiva crítica e transformadora.
Clique aqui para assistir à abertura do evento
Para a presidenta do CRESS-CE, Crizeuda Freire, a realização do 6º Encontro no Nordeste, e mais especificamente no Ceará, assume uma importância enorme, considerando o agravamento da desigualdade social e do desmonte das políticas públicas nessa região, durante o período pandêmico e decorrente das medidas restritivas de direitos dos governos Temer e Bolsonaro.
“A categoria de assistentes sociais tem uma histórica inserção na rede de proteção social, na implementação e defesa dos princípios da universalidade de acesso, garantia dos mecanismos de gestão democrática e controle social e fontes de financiamento compatíveis às necessidades sociais da população. Os ataques à seguridade social afetam diretamente nossa categoria quanto às condições de trabalho e à possibilidade de provisões no acesso da população aos direitos”, enfatiza a conselheira.
Conferência e Painel disponíveis no YouTube do CFESS
A Conferência Magna do primeiro dia de evento trouxe o tema “O trabalho de assistentes sociais e a seguridade social na realidade brasileira”, com as palestras de Kelly Melatti, assistente social do Suas e conselheira do CFESS, e Marcelo Braz, assistente social e professor da UFRN. A pauta do debate teve o objetivo de situar a seguridade social brasileira no contexto de crise econômica e a determinação social da pandemia; o desmonte das políticas sociais; a particularidade do Brasil, para situar os desafios para o trabalho profissional nas políticas sociais.
As atividades do primeiro dia se encerraram após os debates sobre os enfrentamentos no âmbito do financiamento e controle social no contexto da conjuntura e a luta por garantir direitos, face às iniciativas de privatização das ofertas das políticas da seguridade social.
O tema foi assunto do Painel “O Cotidiano da Seguridade Social”, com Evânia Severiano, assistente social do INSS e professora; Esther Luiza de Souza Lemos, assistente social e professora da Unioeste e José Vanilson Torres, integrante do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
A atividade também está disponível no canal do CFESS do YouTube – clique aqui
Plenárias simultâneas trazem temas da atuação profissional
O segundo dia do 6º Encontro Nacional foi preenchido com os debates das 12 plenárias simultâneas, que promoveram diálogos a respeito de uma série de temáticas sobre os diversos espaços sócio-ocupacionais de assistentes sociais, na perspectiva da seguridade social ampliada, nos termos que o Serviço Social brasileiro defende.
Em cada plenária, o evento garantiu a presença de representantes dos movimentos e organizações de cada pauta em debate nas mesas, fortalecendo a pluralidade e representatividade das reflexões e diálogos na atividade.
As plenárias simultâneas foram divididas nos seguintes temas: assistência social; Serviço Social na educação; saúde mental e política de álcool e drogas; questão ambiental; Estado penal e antipunitivismo; comunicação e cultura; saúde, previdência social; questão urbana; diversidade, anticapacitismo e garantia de direitos; gênero, diversidade e sexualidade; juventudes e velhices.
O ato político “Em defesa da Seguridade Social que Defendemos”, no Centro de Formação Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, espaço cultural e de formação do MST no Ceará, foi a última atividade de sábado no evento.
Fórum da Formação se reúne em Fortaleza
Antes de iniciar o 6º Encontro Nacional, uma atividade ocorreu no Centro de Eventos do Ceará. Foi a reunião ampliada do Fórum nacional em defesa da formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social. O objetivo do movimento é debater ações de enfrentamento à precarização do ensino de graduação presencial e a distância em Serviço Social, no âmbito das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas.
Com a participação de integrantes das Comissões de Formação do CFESS, dos CRESS, bem como a Abepss e a Enesso, o fórum está atualmente sob a coordenação do CRESS-PR. A reunião foi um importante momento de avaliação das ações realizadas, apresentação do perfil de composição do Fórum Nacional e articulações para ações no período pós-pandêmico.
Acesse aqui o site oficial do evento
Confira a filmagem das mesas do 1º dia de debates do 6º Encontro
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023