FONTE: CFESS
Evento ocorrerá na modalidade presencial em Fortaleza (CE) entre os dias 31 de março e 2 de abril. Expectativa é de 3 mil participantes!
Arte: Rafael Werkema/CFESS
A seguridade social que defendemos! É com esse mote que o CFESS e o CRESS-CE preparam para o ano de 2023 um dos maiores e mais esperados eventos para categoria profissional.
Entre os dias 31 de março e 2 de abril do próximo ano, será realizado, em Fortaleza (CE), o “6º Encontro Nacional de Serviço Social e a Seguridade Social que defendemos”.
O evento ocorrerá de forma presencial no Centro de Eventos do Ceará, com inscrições gratuitas e vagas limitadas, com um público estimado em três mil participantes, entre assistentes sociais, estudantes de serviço social e outras categorias profissionais.
As inscrições serão feitas por meio de site específico, que será lançado no final de janeiro de 2023. Não haverá reserva de vagas por e-mail. Acompanhe as informações pelo site do CFESS ou CRESS-CE.
A Seguridade Social que defendemos!
O Encontro se tornou uma marca histórica no Serviço Social brasileiro. Desde que a categoria assinou, ainda nos anos 2000, a Carta de Maceió, documento referência na qual reafirma a concepção e defesa da Seguridade Social, universal, ampliada e “entendida como um padrão de proteção social de qualidade”, foram realizadas cinco edições do evento, sendo o último em Belo Horizonte.
Agora, em Fortaleza, durante os três dias de evento, a expectativa é fazer um debate ampliado sobre o trabalho de assistentes sociais não só nas políticas do tripé Saúde, Assistência Social e Previdência Social, mas também em outras áreas e temas que perpassam a Seguridade Social, como educação, habitação, meio ambiente, direitos humanos, acessibilidade, LGBTQIA+. Tudo isso permeado com as perspectivas de classe, raça e gênero. Será o momento para assistentes sociais, movimentos sociais e outros sujeitos elaborarem estratégias coletivas para reconstrução e defesa da “seguridade social que defendemos”, para o povo brasileiro. Serão duas mesas centrais, um painel com movimentos sociais doze plenárias simultâneas.
Reconstrução porque, nos últimos anos, o governo de extrema-direita neoliberal implementou uma política que intensificou os cortes e desmontes em todas as políticas sociais; atacou os direitos sociais, humanos e trabalhistas; colocou o Brasil no mapa da fome mundial; foi responsável pelo aumento do desmatamento no país; e ainda ameaçou a democracia ao questionar o processo eleitoral. Tudo isso em meio a uma crise mundial sanitária, social, política.
Este será o primeiro grande evento presencial do Conjunto CFESS-CRESS das gestões que findam em 2023, em virtude da pandemia da covid-19 e das medidas sanitárias tomadas ao longo do triênio. Com o avanço da vacinação e a manutenção dos protocolos sanitários, será possível realizar o Encontro de forma presencial, para reunir assistentes sociais, estudantes e outras categorias profissionais de todo o Brasil.
“A realização desse Encontro no Nordeste, e mais especificamente no Ceará, assume uma importância enorme, considerando o agravamento da desigualdade social e do desmonte das políticas públicas nessa região durante o período pandêmico e decorrente das medidas restritivas de direitos dos governos Temer e Bolsonaro”, ressalta a presidenta do CRESS-CE, Maria Crizeuda Freire de Castro. Em sua avaliação, o evento reforçará a defesa da Seguridade Social ampliada como um padrão de proteção social universal, redistributivo e de responsabilidade do Estado. “Precisamos aprofundar nosso debate na perspectiva de ampliar a luta por direitos e pela efetivação destes através das políticas públicas”, resume.
“Nesse Encontro vamos dialogar sobre os temas relacionados à defesa dos direitos e da Seguridade Social, que estão diretamente relacionados à defesa do trabalho profissional, da qualidade dos serviços prestados à população, das condições de trabalho de assistentes sociais e do exercício profissional referenciado no Projeto Ético-político. Faremos isso ao lado de entidades, movimentos sociais, conselhos de políticas, frentes e fóruns de luta”, completa a conselheira do CFESS integrante da comissão organizadora, Ruth Bittencourt. Segundo ela, é de suma importância a reafirmação dessas pautas e bandeiras de luta para a reconstrução do sistema de proteção social brasileiro no contexto de pandemia de Covid-19, crise sanitária e do capital.
Assista ao vídeo de convite à categoria!
Anote na Agenda
6º Encontro Nacional de Serviço Social e a Seguridade Social que defendemos!
Data: 31 de março a 2 de abril de 2023
Local: Centro de Eventos do Ceará. Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza (CE).
Inscrições: gratuitas e limitadas à ocupação do espaço de eventos, com capacidade para 3 mil participantes.
Abertura das inscrições: final de janeiro de 2023.
Atenção: o traslado e hospedagem são de responsabilidade de cada participante.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023