Arte: CFESS (com adaptações do CRESS-MA/Foto: arquivo pessol)
No dia 8 de maio de 2025, o município de Pinheiro foi palco de mais uma etapa regionalizada do 45º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão, promovido pelo CRESS-MA, com articulação do Núcleo de Assistentes Sociais (NUCRESS) da Região da Baixada. Realizado no auditório da APAE de Pinheiro, o encontro reuniu profissionais da categoria, representantes de comunidades tradicionais, gestores públicos e convidados em torno do tema “O Serviço Social na luta por justiça e diversidade dos povos e biomas no enfrentamento à lógica destrutiva do capital”.
A programação teve início às 9h com uma acolhida poética, marcada pela declamação de um poema da pedagoga Adriana Monteiro. Em seguida, a mesa de abertura foi composta por Emanuelle Pinheiro, conselheira do CRESS-MA, e pelas articuladoras do NUCRESS, Marilza Moreira e Lívia Acioly, que destacaram a importância da mobilização regional e do fortalecimento da categoria frente aos desafios sociais e ambientais enfrentados na região da Baixada Maranhense.
A mesa de conjuntura, coordenada pelo assistente social Dimas dos Reis Ribeiro, trouxe como tema “Nós, assistentes sociais, na defesa da justiça ambiental para combater a desigualdade social”. Participaram da discussão a assistente social Elenilde Rabelo (Kaká Tupinambá) do município de Guimarães, representantes da Comunidade Quilombola Caruma de Pinheiro, Sr. Dilson e Maria da Glória Ribeiro, além do professor Roberto Santos Ramos e da professora Emanuelle Pinheiro, conselheira e representante do CRESS-MA. As falas ressaltaram as ameaças vividas pelas comunidades tradicionais e a importância da atuação do Serviço Social na defesa dos biomas e da vida coletiva.
No período da tarde, o foco foi o Serviço Social na educação e os desafios da implementação da Lei nº 13.935 na região. A mesa foi coordenada pela assistente social Jozeth Andrade, representante da Comissão de Seguridade Social do CRESS-MA, e contou com a participação de representantes da educação, assistentes sociais da rede pública e gestores municipais. Entre os convidados estiveram Adailson Junior Bezerra, secretário de Educação de Pedro do Rosário, e Fernanda Barros, secretária de Educação de São João Batista. A assistente social Camila Abreu compartilhou sua experiência na educação, destacando a relevância da presença profissional nas escolas para a promoção de direitos e enfrentamento das desigualdades.
Após o debate, a programação foi encerrada com uma apresentação cultural do Grupo de Capoeira da APAE e um lanche coletivo, celebrando a diversidade cultural e o fortalecimento das redes locais de mobilização e resistência.
Confira fotos e vídeos da atividade em Pinheiro AQUI.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026