CRESS-MA
NOTÍCIAS
Bacabal deu o pontapé inicial nos Encontros Regionalizados do 45º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão
27 de maio de 2025
ASCOM CRESS/MA

 

45º Encontro de AS - BACABAL

Arte: CFESS (com adaptações do CRESS-MA).

 

 

Com o tema “O Serviço Social na luta por justiça e diversidade dos povos e biomas no enfrentamento à lógica destrutiva do capital”, o município de Bacabal foi o primeiro a receber o 45º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão, marcando o início dos Encontros Regionalizados promovidos pelo Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão (CRESS-MA). A atividade aconteceu no dia 15 de abril de 2025, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

 

Reunindo assistentes sociais, estudantes, representantes de movimentos sociais e profissionais que atuam na educação, o encontro teve como objetivo fortalecer os vínculos da categoria com os territórios e ampliar o debate sobre os desafios locais na defesa dos direitos sociais e ambientais. A programação foi conduzida pela conselheira Fabrícia Carvalho, que mediou os debates da manhã, e pela coordenadora executiva do CRESS-MA, a assistente social Gelsivane Muniz, que acompanhou os trabalhos ao longo de todo o dia.

 

No turno da manhã, a mesa redonda com entidades e movimentos sociais contou com a participação de Rogério Albuquerque, representante da Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura (ACESA). Em sua fala, ele abordou os desafios enfrentados pelas comunidades rurais do Maranhão e destacou a importância da organização popular como ferramenta de resistência e justiça ambiental. A conselheira Fabrícia Carvalho, ao mediar a mesa, reforçou o compromisso do CRESS-MA com a escuta qualificada e a interiorização das ações do Conselho.

 

À tarde, o debate se concentrou na Lei 13.935/2019, que trata da inserção de assistentes sociais e psicólogas na educação básica. A convidada foi a assistente social Itagiana de Souza Ramos, que atua na Secretaria Municipal de Educação de Bacabal. Compartilhando sua experiência na educação, Itagiana ressaltou o papel estratégico da profissão na mediação de conflitos escolares, no enfrentamento às desigualdades e na construção de ambientes educativos mais inclusivos e protetores.

 

 

Confira fotos e vídeos da atividade em Bacabal AQUI.

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026

AGENDA CRESS-MA
agosto
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31  1   2 
 3   4   5   6   7   8   9 
 10   11   12   13   14   15   16 
 17   18   19   20   21   22   23 
 24   25   26   27   28   29   30 
 31 
SIGA O CRESS-MA