FONTE: CFESS
Sabe por que é importante a presença do Serviço Social nestes espaços?
Arte: Karlla Braga/estagiária sob supervisão e Foto: Diogo Adjuto/CFESS
No último sábado (30/11), a gestão do CFESS – "Que nossas vozes ecoem vida-liberdade" (2023-2026) – realizou uma importante reunião com suas representações em conselhos e fóruns de defesa de direitos e de políticas sociais. O encontro teve como objetivo articular estratégias para fortalecer a participação social e debater caminhos para fortalecer e ampliar a inserção do Serviço Social e o controle social em diferentes instâncias.
O CFESS está presente em espaços de participação e controle social, como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o Fórum Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS) e o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), entre outros. Esses espaços são fundamentais para a defesa de direitos e a construção de políticas públicas que garantam direitos para a população.
A importância das representações
A inserção do CFESS em conselhos e fóruns vai além da representação institucional. Esse movimento corresponde a uma estratégia de luta coletiva que se alinha aos princípios do Código de Ética Profissional de assistentes sociais, como o fortalecimento dos movimentos sociais e a defesa da democracia. "Estar nesses espaços significa colocar em prática um compromisso ético e político com a sociedade, promovendo a socialização da política e o controle democrático sobre as decisões que impactam a vida da população", destacou a conselheira do CFESS Kelly Melatti.
Ela enfatizou ainda as diferenças entre os espaços mais institucionalizados, como conselhos, e os mais autônomos, como frentes e fóruns, ressaltando que ambos são essenciais para a atuação coletiva e o debate do CFESS com outras entidades e movimentos.
O compromisso com a pluralidade e com os direitos humanos
Karen Albini, coordenadora da Comissão de Seguridade Social do CFESS e representante do Conselho no FNTSUAS, enfatizou a relevância de incorporar as pautas antirracista e anticapacitista nesses espaços de participação social. "A luta pela igualdade e pela justiça social só será efetiva se reconhecermos e enfrentarmos as barreiras estruturais que discriminam pessoas pela cor/raça/etnia e pelas deficiências que apresentam. Esses princípios são também valores éticos, que orientam a atuação profissional de assistentes sociais”, afirmou.
Construção coletiva e fortalecimento da seguridade social ampliada
O encontro reuniu representantes de diversos espaços relacionados à seguridade social, promovendo debates sobre os desafios e as oportunidades para ampliar a participação social, os posicionamentos do Serviço Social, além da campanha de gestão e das deliberações do 51º Encontro Nacional CFESS-CRESS.
Clique aqui e acesse o site da Campanha de Gestão
Ao final, os(as) participantes reafirmaram o compromisso do CFESS em manter uma atuação assertiva, democrática e articulada nesses espaços, na direção de fortalecer a participação e o controle social de diferentes sujeitos, entidades e movimentos, além de garantir acesso da população a seus direitos.
Essa reunião reafirma o compromisso do CFESS com a defesa e ampliação de direitos da classe trabalhadora, mas também destaca importância do debate coletivo, da descentralização de atuação do Conselho nos debates e ações de formulação de políticas públicas mais inclusivas e transformadoras.
Dentre os encaminhamentos propostos, constaram a importância de reafirmar o trabalho profissional na perspectiva do projeto ético-político; pautar o enfrentamento das violências e opressões, como machismo, racismo e capacitismo, nos espaços de participação social; levantamento junto aos CRESS sobre os espaços de representação; pensar a atuação conjunta nos processos conferenciais em articulação com os CRESS, bem como manter encontros regulares de representações.
Clique aqui e conheça as representações externas do CFESS
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão “Resistir e Esperançar” – 2023/2026