Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
O III Seminário Maranhense de Serviço Social na Educação, realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2024, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promoveu debates enriquecedores sobre os desafios e perspectivas da atuação da e do Assistente Social no contexto educacional. Com o tema “Serviço Social na Educação Básica: lutas e desafios na implementação da lei 13.935/19”, a abertura do evento foi realizada por uma apresentação teatral do Grupo de Teatro Anônimos do IFMA Maracanã.
Na mesa de abertura, composta pelo CRESS-MA, CFESS, Sindicato das e dos Assistentes Sociais do Estado do Maranhão (SASEMA) e curso de Serviço Social da UFMA, representantes destacaram a importância da colaboração entre as entidades para fortalecer o Serviço Social na educação. Fabrícia Carvalho, presidenta do CRESS-MA, destacou a importância do evento para a valorização do Serviço Social na educação, afirmando que "Assistentes sociais são profissionais fundamentais na construção de uma educação inclusiva e de qualidade”. Ela enfatizou que a implementação da lei 13.935/19 é um passo crucial para garantir que as/os profissionais da área possam atuar de forma efetiva nas escolas, contribuindo para a promoção de direitos e a inclusão social.
Com transmissão on-line pelo canal do CRESS-MA no YouTube (filmagem já disponível), após a mesa de abertura, o debate iniciou com a Mesa Temática, que teve o tema do evento. A atividade contou com a contribuição da assistente social e conselheira do CFESS, Marciângela Gonçalves Lima, e da conselheira do CRESS-PI e assistente social da Educação Básica em São João do Piauí – PI, Fabiana Guimarães. A mediação ficou a cargo da conselheira Heloisa Helena Carvalho Fonseca.
Marciângela trouxe uma perspectiva sobre os desafios enfrentados na implementação da lei 13.935/19 no contexto da educação básica, enfatizando a importância da atuação do assistente social nas escolas. “A presença do assistente social é crucial para garantir um ambiente escolar inclusivo, onde todos os alunos possam ter acesso a um ensino de qualidade”, afirmou a conselheira.
A assistente social Fabiana discutiu as dificuldades e as lutas necessárias para garantir os direitos dos alunos e a importância do reconhecimento do trabalho dos assistentes sociais na educação. Ela afirmou que "é fundamental que a voz do assistente social seja ouvida nas escolas, pois temos um papel importante na defesa dos direitos e no suporte aos estudantes em situações de vulnerabilidade."
O segundo dia do Seminário teve início com o painel “A Luta Social no Maranhão para Implementação da Lei 13.935/2019”, que foi mediado pela assistente social Jercenilde Cunha Silva. Apresentaram seus relatos no painel: a psicóloga Luciana de Fátima Sopas Rocha, representando o CRP-MA; a agente fiscal do CRESS-MA, a assistente social Edivana Valéria Rosa Siqueira, representando a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho; a conselheira Heloisa Helena Fonseca, representando a Comissão de Seguridade Social do CRESS-MA; e a assistente social Benigna Regina Castro Martins Almeida, representando o SASEMA.
No período da tarde, foram apresentadas as experiências exitosas do IFMA (Campus São Luís e Maracanã), do Colégio Universitário (COLUN/UFMA) e das Prefeituras de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Caxias, mediadas pela assistente social Ana Carolina Cerveira Tavares. Essas apresentações trouxeram à tona iniciativas práticas que estão contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e a inclusão social das/os alunas/os.
O seminário se consolidou como um espaço essencial para a troca de saberes e a construção de novas perspectivas, reafirmando a relevância do Serviço Social na educação e seu impacto positivo na vida dos estudantes.
Acesse abaixo as gravações no Youtube e fique por dentro de todas as discussões:
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026