Atribuições e Competências Profissionais de Assistentes Sociais na Política de Saúde é tema de imersão formativa na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA)
12 de julho de 2024

Legendas para foto atividade COFI na Marly Sarney

Arte: Marcela Coelho/ foto: arquivo pessoal.

Na tarde de segunda-feira, 8 de julho, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) promoveu a primeira etapa de uma imersão formativa na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). Organizada pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), em parceria com a Comissão de Seguridade Social, a atividade teve como foco principal as atribuições e competências profissionais das/os assistentes sociais na política de saúde.

A formação é dividida em duas etapas, realizadas em dias alternados. No primeiro dia, as/os participantes demonstraram a realidade de suas atuações, traçando um perfil das/os profissionais e das atribuições exigidas pela instituição. Também foi apresentado e discutido o documento do CFESS “Parâmetros de Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde”. A próxima etapa abordará os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e o planejamento do trabalho na Maternidade.

A programação incluiu as palestras ministradas pelas facilitadoras:

– Marizangela Taveira, Assistente Social e Coordenadora da COFI do CRESS-MA;

– Roraima Alves, Assistente Social e Coordenadora do Serviço Social do Socorrão II;

– Jozeth Marya Silva, Assistente Social e Assessora Especial do CRESS-MA;

– Suzana Galvão, Assistente Social do NEP do Socorrão I;

– Lucilene Guimarães, Assistente Social e Agente Fiscal do CRESS-MA;

– Edivana Siqueira, Assistente Social e Agente Fiscal do CRESS-MA.

A agente fiscal Lucilene Guimarães destacou a importância da iniciativa para o aprimoramento profissional e a qualidade dos serviços oferecidos na maternidade, enfatizando o papel crucial das/os assistentes sociais no contexto da saúde pública.

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026