CRESS-MA esteve presente no Seminário Internacional de Serviço Social
8 de julho de 2024

CRESS-MA esteve presente no Seminário Internacional de Serviço Social

Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) marcou presença no Seminário Internacional de Serviço Social, realizado em Belém-PA, entre os dias 04 e 06 de junho de 2024. O evento, com o tema "Formação, Pós-graduação e Internacionalização em Serviço Social: a Amazônia e os desafios contemporâneos", foi organizado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), com apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA).

As conselheiras Cristiana Costa Lima e Heloísa Helena Carvalho Fonseca representaram o CRESS-MA no seminário, que reuniu palestrantes de diversos países da América Latina, Central, Caribe, Portugal e África, incluindo importantes representantes de entidades internacionais de Serviço Social.

O objetivo principal do evento foi discutir a internacionalização como parte integrante do projeto ético-político profissional do Serviço Social, promovendo diálogos entre estudantes, pesquisadores e redes de pesquisa internacionais. Uma das principais temáticas abordadas foi a particularidade da pesquisa e pós-graduação na Amazônia internacional, com o intuito de subsidiar a ABEPSS na formulação de sua política de relações internacionais.

Heloísa destacou a importância da participação no seminário, enfatizando que "discutir a internacionalização no Serviço Social e trocar experiências com pesquisadores e entidades internacionais foi fundamental. Destacar a pesquisa e a pós-graduação na Amazônia internacional nos ajudou a entender melhor as especificidades dessa região".

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026