Pela emancipação humana de todos os cidadãos: termina o 44º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão
21 de maio de 2024

17.05 FINAL

Foto: Marcela Coelho (CRESS-MA).

Na sua 44ª edição, o Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão reuniu em São Luís mais de 200 profissionais, entre Assistentes Sociais, bacharéis e estudantes de Serviço Social. O evento teve como tema "Serviço Social e Emancipação Humana: desafios contemporâneos para o exercício profissional", promovendo debates e reflexões sobre as complexidades e desafios enfrentados na profissão.

O 44º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão teve início dia 23 de abril de 2024, por meio da realização dos Encontros Regionalizados, e foi encerrado em São Luís durante os dias 15, 16 e 17 de maio de 2024, na Universidade Federal do Maranhão. No período de abril a maio, conselheiras e trabalhadoras do CRESS-MA percorreram sete municípios maranhenses: Caxias, Balsas, Presidente Dutra, Chapadinha, Santa Inês, Pinheiro e Imperatriz, com o objetivo de se aproximar das experiências locais e ampliar o debate sobre os desafios contemporâneos para o Serviço Social no Maranhão, construindo assim espaços de fortalecimento e organização profissional da categoria por meio do Núcleo de Assistentes Sociais (NAS).

15.05 -FINAL

O Encontro em São Luís teve início na tarde do dia 15 de maio de 2024, dia da/do Assistente Social, com a mesa de abertura composta pela presidenta do CRESS-MA, Fabrícia Carvalho; a representante da ABEPSS/Norte, Selma Brandão; a presidenta do Sindicato dos Assistentes Sociais do Maranhão, Conceição Amorim e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Carneiro. Ainda no dia 15 tivemos a realização da conferência magna "Análise de Conjuntura: Sozinhos, pouco podemos fazer; juntos, podemos fazer muito…" com o Prof. Gisvaldo Oliveira da Silva da Universidade Estadual do Piauí e mediação da vice-presidente do CRESS-MA, Marizangela Taveira. Gisvaldo destacou em sua fala que, embora possamos ser limitados em nossas capacidades individuais, a união e a cooperação nos potencializam, permitindo-nos alcançar objetivos que seriam impossíveis de outra forma. O dia foi encerrado com uma comemoração pelo dia da/o Assistente Social.

16.05 - TARDE

O segundo dia, 16 de maio, iniciou-se com a mesa temática “Serviço Social e Emancipação Humana: desafios contemporâneos para o exercício profissional”. As palestras foram conduzidas por Sofia Pereira da Universidade Federal do Piauí e Cristiana Lima da Universidade Federal do Maranhão, com mediação da conselheira Heloisa Helena Fonseca. As discussões focaram nos grandes desafios enfrentados pelos assistentes sociais no contexto contemporâneo, incluindo crises econômicas, políticas neoliberais e a crescente desigualdade social. “Apesar dessas dificuldades, a busca pela emancipação humana continua a ser um norte fundamental para a prática profissional, exigindo dos assistentes sociais um compromisso ético-político com a transformação social e a defesa dos direitos humanos”, foi o que concluiu a mesa.

No período da tarde, ocorreram mesas temáticas com a apresentação de trabalhos divididos em três eixos: "Serviço Social e Seguridade Social: Previdência e Assistência Social", "Serviço Social e Seguridade Social: Saúde" e "Serviço Social no Sociojurídico e Educação". As apresentações ocorreram simultaneamente no auditório do Centro de Ciências Sociais e no miniauditório do bloco E, no mesmo prédio.

17.05 - MANHÃ

O 44°Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão encerrou-se no dia 17 de maio, mantendo a programação do evento com a continuidade de apresentações de trabalhos nos seguintes eixos: "Serviço Social e Relações de Gênero, Raça e Etnia", "Serviço Social e Direitos Humanos/Anticapacitismo" e "Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional". E a à tarde, realizou-se a mesa de encerramento "Diversidade e Serviço Social: Nossa Liberdade é Anticapacitista!", que contou com a participação da conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Iara Fraga; da Diretora da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Isabelle Passinho; da bióloga Airi Carvalho Mendonça e da assistente social Josenilde Oliveira Pereira. A mediação foi realizada pela presidenta do CRESS-MA, Fabrícia Carvalho.

Durante sua fala, Josenilde discutiu a temática do capacitismo e suas implicações na prática profissional. Isabelle e Airi, ambas mulheres com deficiência, compartilharam suas experiências pessoais com o capacitismo e ofereceram orientações sobre como superá-lo no contexto profissional. Por fim, Iara apresentou um panorama sobre o anticapacitismo dentro do conjunto CFESS-CRESS, destacando as iniciativas e políticas adotadas para promover a inclusão e combater a discriminação.

Confira mais fotos abaixo:

WhatsApp Image 2024-05-21 at 14.57.59

Mesa de abertura do evento.

WhatsApp Image 2024-05-21 at 14.57.59 (1)

Conferência magna "Análise de Conjuntura: Sozinhos, pouco podemos fazer; juntos, podemos fazer muito…"

WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.07.50

Mesa temática “Serviço Social e Emancipação Humana: desafios contemporâneos para o exercício profissional”

WhatsApp Image 2024-05-21 at 15.00.30

Mesa de encerramento "Diversidade e Serviço Social: Nossa Liberdade é Anticapacitista!

16.05 - TARDE auditório

17.05 - MANHÃ auditório