FONTE: CFESS
Nos CFESS e nos CRESS, transparência e responsabilidade são princípios de atuação.
A presidenta do CFESS, Kelly Melatti, fez a abertura do evento (fotos: Juliana Dourado/estagiária sob supervisão)
O CFESS realizou em Brasília (DF), nos dias 30 de junho e 1º de julho, o 9º Seminário de Gestão Administrativo-Financeira do Conjunto CFESS-CRESS, para oferecer subsídios no que se refere às questões contábeis, administrativas, financeiras e fiscais às direções recém-empossadas nos Conselhos Regionais, autarquias públicas. Nesse seminário, reafirmou-se que, no Serviço Social, transparência, responsabilidade e compromisso com a gestão democrática são princípios imprescindíveis.
Na abertura do evento, que teve 120 participantes, a presidenta do CFESS, Kelly Melatti, ressaltou a importância do evento para os Conselhos de Serviço Social, já que os debates e reflexões realizadas devem ser colocadas em prática na gestão das autarquias. “O nosso planejamento deve aliar os compromissos ético-políticos com os recursos existentes, de acordo com as prioridades de gestão e com as deliberações do Encontro Nacional. E, para isso, devemos observar nossos princípios, os critérios e normativas que regulam a realização de despesas em autarquias públicas, bem como atentar para as obrigatoriedades em relação aos órgãos de controle”, explicou Melatti.
O evento contou com mesas que dialogaram e apresentaram dados sobre gestão administrativa, gestão financeira, gestão contábil e gestão fiscal. Nesses grandes temas, abordaram-se questões de âmbito da gestão do trabalho, diretrizes de gestão documental nos Conselhos, transparência e acesso à informação, fluxos e procedimentos; anuidades e enfrentamento à inadimplência, tecnologia e sistemas de informação, procedimentos contábeis, suprimento de fundos, compras e aplicação de recursos, para se ter alguns exemplos da importância dessa discussão.
Evento reuniu representantes dos CRESS de todos os estados.
Para o conselheiro Agnaldo Engel, 1º tesoureiro do CFESS, o objetivo do seminário é também trazer um caráter pedagógico e participativo para as gestões, trabalhadoras e trabalhadores dos CRESS, em especial no início dos mandatos.
O 9º Seminário de Gestão Administrativo-Financeira contou ainda com a participação de trabalhadoras e trabalhadores do CFESS, e terminou no dia 1º pela manhã, após a mesa que debateu aspectos relacionados à gestão contábil e a avaliação das(os) participantes.
O coordenador da Comissão Administrativo-Financeira do CFESS, Ubiratan Dias, reflete que cuidar deste eixo é cuidar de ações que são fins e meio que regem os trabalhos do Conjunto CFESS-CRESS, ação que é essencial para a segurança administrativa, política e jurídica das entidades. O conselheiro reforça que lidar com a burocracia não é burocratizar os processos. São compromissos políticos e deveres institucionais o cuidado, zelo com as ações deste eixo. “É preciso saber politizar os processos administrativos, para que possamos disputar narrativas acerca do que a gente faz, como a gente faz e para o que a gente faz”, completa.
Conselheiros e conselheiras do CFESS à frente do administrativo-financeiro dialogaram com os CRESS.
Segundo Lorena Gomes, Coordenadora Administrativo-Financeira do CRESS-CE, o evento mostrou a importância da reflexão sobre a obrigatoriedade no cumprimento das normativas, desconstruindo a ideia de que o campo administrativo e financeiro é burocrático. “Este é um âmbito em que a troca de experiências e alinhamento de estratégias pode contribuir para concretizar as ações políticas deliberadas coletivamente pelos conselhos”, avalia a coordenadora.
O evento ocorreu após o 4º Encontro de Assessorias Jurídicas do Conjunto CFESS-CRESS, que reuniu 70 participantes, dentre conselheiras(os) e advogadas(os) dos CRESS e do CFESS, para debates a respeito da atuação da área na gestão administrativo-financeira, no processamento ético e trâmites na perspectiva do projeto ético-político, além das normativas que envolvem a orientação e fiscalização profissional. Este, por sua vez, foi o tema do seminário nacional que ocorreu nos dias 1º e 2 de julho, reunindo gestões e assistentes sociais de base e agentes fiscais dos CRESS.
Encontro de assessorias jurídicas antecedeu o Seminário Administrativo-Financeiro.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026