FONTE: CFESS
Além da aprovação das contas de 2022 da entidade pela comissão, estiveram na pauta de debates avaliação de atividades e o planejamento da transição.
Arte: Rebecca Santos/Estagiária sob supervisão.
Entre os dias 20 a 23 de abril, em Brasília (DF), a gestão do CFESS 2020-2023 “Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social” realizou a penúltima reunião do Conselho Pleno.
Durante a reunião, a diretoria recebeu da Comissão Especial, responsável pela análise dos recursos investidos pelo Conselho Federal no ano de 2022, relatório favorável para a prestação de contas da entidade.
Para quem não sabe, a Comissão Especial do Conjunto CFESS-CRESS é um instrumento de controle interno das entidades, pelo qual representantes dos regionais verificam se os investimentos e os gastos realizados pelo CFESS ao longo do ano condizem com o planejamento elaborado, e com o que foi deliberado pelo Encontro Nacional.
Em 2022, integraram e participaram da análise in loco da Comissão as assistentes sociais Mônica Socorro Pereira Colares (CRESS-AP, representando o Norte); Mirella Thais Araújo Santos (CRESS-PI, pelo Nordeste) e Laurita de Queiroz Bomdespacho (CRESS-GO, pelo Centro-Oeste). O relatório final da avaliação foi referendado pelo Pleno do CFESS na última quinta (20/4).
Arte: Rebecca Santos/Estagiária sob supervisão
Relatório Integrado 2022
Um dos documentos analisados pela Comissão especial é o recém-divulgado Relatório Integrado de Gestão TCU 2022, que de forma transparente e objetiva, apresenta à categoria e à sociedade os investimentos do CFESS ao longo do ano.
Acesse o Relatório Integrado de Gestão TCU 2022
O documento está disponível no Portal da Transparência do Conselho, de acordo com as regras da Decisão Normativa TCU 187/2020, e responde às exigências do controle externo, ao cumprir regramentos próprios de sua função pública.
O relatório evidencia e reforça de forma detalhada o compromisso do CFESS com a defesa da ética e dos seus princípios, além de mostrar a aplicação de recursos, de acordo com as bandeiras de luta do Serviço Social, aprovadas nos eventos nacionais de deliberação e construção da agenda política da categoria.
A presidenta do CFESS, Elizabeth Borges, convida a categoria a conhecer o documento, que fortalece a transparência e democratização do acesso à informação.”Em nós, reside a força do coletivo, das muitas mãos que se complementam, que se fortalecem, das entidades, coletivos e movimentos, que se somam aos nossos propósitos nobres, como um órgão que presta serviços relevantes à sociedade", pontua a conselheira.
Conselho Pleno
Além da apresentação do relatório da Comissão Especial, estiveram na pauta do Pleno de abril assuntos como a organização para o Pleno de Transição, que ocorrerá em maio, junto à nova gestão eleita, e a apresentação de três livros que serão lançados em breve, maio pela a gestão atual.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023