Mesa de abertura do II Simpósio Maranhense de Assistentes Sociais da Saúde, vice-presidenta Marizangela Taveira, à direita, e a conselheira Roraima Alves, representando a Comissão de Seguridade Social, à esquerda. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA).
Durante os dias 26 e 27 de outubro de 2022, Assistentes Sociais, bacharéis em Serviço Social e estudantes do curso de Serviço Social reuniram-se, de forma presencial e de forma online, para participarem do II Simpósio Maranhense de Assistentes Sociais da Saúde, que teve como tema “Direito à saúde: perspectivas e desafios atuais para o Serviço Social”. A segunda edição do Simpósio foi um sucesso, após ter sido adiado por dois anos, devido ao contexto da pandemia, tendo mais de 500 inscrições e mais de mil visualizações simultâneas no canal do CRESS-MA no youtube.
A programação do II Simpósio contou com a discussão de diversos temas da área da saúde, como: Financiamento do SUS, Gestão da Política de Saúde, Privatização, Gestão do Trabalho, Saúde do Trabalhador, entre outros. O evento foi realizado de forma presencial, no auditório da Reitoria do IFMA, localizado no bairro Jardim Renascença, em São Luís – MA, e transmitido de forma online pelo canal do CRESS-MA no youtube (youtube.com/cressmaranhao).
Plateia no primeiro dia de evento (foto: Marcela Coelho/CRESS-MA).
A mesa de abertura do evento contou com a participação da conselheira Roraima Alves, representando a Comissão de Seguridade Social, e da vice-presidenta do CRESS-MA, Marizangela Taveira. Em sua fala, Marizangela ressaltou a relevância histórica do evento, por tratar sobre o trabalho das/os assistentes sociais da saúde. A primeira mesa de trabalho do dia teve como tema “O desfinanciamento do SUS na conjuntura atual e as implicações no atendimento dos usuários”, e foi ministrada pelo Prof. Dr. Antonio Gonçalves. Ainda no período da manhã, tivemos a mesa “Privatização e precarização da saúde: consequências emergentes para o SUS”, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi.
Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi realizando sua exposição na mesa “Privatização e precarização da saúde: consequências emergentes para o SUS” (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA).
No período da tarde o evento teve início com a mesa “O Sistema Único de Saúde e a política de saúde do trabalhador: desafios e perspectivas atuais”, e foi ministrada pela assistente social Isis Ferraz Moura. Isis abordou as condições de trabalho das/os profissionais da saúde, sobretudo das/os assistentes sociais, no contexto das refrações e modificações dos ambientes de trabalho, com vínculos extremamente precarizados, desprofissionalização, requisições institucionais que não são próprias da profissão, entre outros aspectos. A última mesa do dia com o tema “Tratamento humanizado e a desconstrução do estigma de cuidados com a saúde mental”, teve como palestrantes o psicólogo social Pablo Rodrigues e a assistente social Dra. Arlete Penha Cutrim.
Mesa “O Sistema Único de Saúde e a política de saúde do trabalhador: desafios e perspectivas atuais”, que foi realizada em formato online (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA).
Mesa “Tratamento humanizado e a desconstrução do estigma de cuidados com a saúde mental”, que teve a participação de palestrantes online e presencial (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA).
Clique AQUI e acompanhe todas as palestras do primeiro dia do II Simpósio.
Mesa “A fragilização do Sistema de Saúde: os desafios para o trabalho do assistente social da atenção básica à urgência e emergência”(foto: Marcela Coelho/CRESS-MA).
No dia 27 de outubro, último dia do evento, as atividades tiveram início com a mesa “A fragilização do Sistema de Saúde: os desafios para o trabalho do assistente social da atenção básica à urgência e emergência”, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Maria Dalva Horácio da Costa. Maria Dalva apresentou alguns desafios da atual conjuntura, como os retrocessos, as lutas e as resistências, apontando caminhos para realização do enfrentamento dessa realidade. Já no período da tarde, tivemos a realização da mesa “Justiça Reprodutiva e Serviço Social: direitos, avanços, retrocessos e o direito ao aborto legal”, que teve como palestrantes Lara Cubis, da Rede Feminista de Saúde, e a Prof.ª Dr.ª. Marly Sá Dias. Lara apresentou dados alarmantes sobre a realidade do abortamento e morte de adolescentes no Estado do Maranhão. O encerramento do evento foi realizado pela coordenadora da Comissão de Seguridade Social, Jercenilde Cunha, que agradeceu a todas as pessoas que ajudaram na organização do evento, e ao CRESS-MA pelo apoio na realização do II Simpósio Maranhense de Assistentes Sociais da Saúde.
Mesa “Justiça Reprodutiva e Serviço Social: direitos, avanços, retrocessos e o direito ao aborto legal”, com a participação de palestrantes presenciais e online (arte: Marcela Coelho/CRESS-MA).
Clique AQUI e acompanhe todas as palestras do segundo dia do Simpósio.
Confira abaixo mais registros do II Simpósio de Assistentes Sociais da Saúde:
Plateia atenta às discussões (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA).
Participação dos presentes com perguntas a palestrante (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA).
Participação dos presentes com perguntas a palestrante (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA).
Assistentes sociais que atuam na área da saúde presentes no II Simpósio (Arte: Marcela Coelho/CRESS-MA).
Assistentes sociais que atuam na área da saúde presentes no II Simpósio (Arte: Marcela Coelho/CRESS-MA).
Mesa de encerramento do II Simpósio com a participação da cooordenadora da Comissão de Seguridade Social do CRESS-MA, Jercenilde Cunha, à direita.(Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA).
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023