FONTE: CFESS
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e todos os 35 programas de pós-graduação da área de Serviço Social receberam, na tarde do dia 03 de agosto de 2022, a triste e grave notícia de que o Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) – mestrado e doutorado -, assim como o curso de Graduação, também, não ofertarão mais vagas.
Em um momento em que a ciência é colocada à prova e a desqualificação da pesquisa e do conhecimento científico tem sido amplamente difundida, a possibilidade de fechamento de um programa de excelência, com nota seis (06) pela CAPES, desde 2010, integrante do PROEX-CAPES, é uma afronta e uma ameaça à continuidade da formação de quadros qualificados e de produção cientifica, que atinge a área de Serviço Social no país.
Além disso, constata-se a drástica redução nos investimentos em ciências humanas e sociais, priorizando as áreas de ciência e tecnologia, que compromete avanços significativos na gestão e implementação das políticas sociais públicas, como campo de defesa dos direitos humanos em prol do desenvolvimento de toda a sociedade brasileira.
O PPG em Serviço Social da PUCRS, único com doutorado em Serviço Social no estado do Rio Grande do Sul, proveniente da primeira escola de Serviço Social no estado (criada em 1945), formou 651 pós graduandos em Serviço Social ao longo dos seus 45 anos de existência, sendo muitos deles docentes e pesquisadores/as em diversos estados do Brasil. Trata-se de um programa de excelência, que conta com uma Revista A1 na área, 13 grupos de pesquisa cadastrados nos diretórios de grupos e certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e que realiza sistematicamente eventos nacionais e internacionais, consolidados.
A não abertura de vagas não se justifica diante do elevado número de bolsas, 20 ao total, entre mestrados e doutorados, advindas de instituições oficiais de fomento. O corpo docente do PPGSS da PUCRS realiza pesquisas nacionais e internacionais, conta com convênios em 17 universidades estrangeiras e tem pesquisas em andamento com a Argentina, Itália, Austrália, Cuba, Chile e Canadá, além de Procad com diferentes universidades brasileiras.
Essa notícia nos chega em um momento em que outros programas foram fechados no Rio Grande do Sul, a exemplo do que ocorreu recentemente na UNISINOS, colocando-nos dúvidas acerca de processos e continuidade e garantia de direitos de discentes, técnicos administrativos e docentes envolvidos no PPGSS da PUC/RS.
Solidarizamo-nos com docentes, discentes e técnicos administrativos que, de forma aguerrida, vêm resistindo e respondendo com qualidade às agências de fomento e à comunidade acadêmica na garantia de patamares de qualidade para a formação graduada e pós-graduada.
O Serviço Social, como profissão historicamente comprometida com ações acadêmicas e profissionais na direção da igualdade, da justiça social e contra toda forma de preconceito e opressão, se vê afrontada com a perspectiva de extinção de uma área de conhecimento e formação de profissionais, pesquisadores, docentes tão necessária em um pais com os níveis de desigualdade social como o Brasil, como atestam os dados divulgados por todas as agências e institutos de pesquisa nacionais e internacionais.
O Programa de Pós-Graduação e o Curso de Graduação em Serviço Social contribuíram para o reconhecimento da PUC/RS como instituição meritória de ensino e pesquisa ao longo de mais de quatro décadas, e sua extinção compromete a própria história da PUC/RS em sua missão ética e institucional.
A ABEPSS, o CFESS e todos os programas da área e a categoria profissional de Serviço Social vem por meio desta manifestação coletiva pleitear que a gestão da PUC/RS reavalie sua decisão de fechamento dos cursos de Graduação e Pós-graduação da área de Serviço Social, em um momento crucial para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa científica em nosso país. A possibilidade de extinção dessa área de formação constitui uma perda inestimável, não apenas para a PUCRS, mas também para as ciências sociais e humanidades e para o Serviço Social como área de conhecimento, e certamente trará repercussões nacionais e internacionais. Por essas razões acreditamos e apelamos para que a alta direção da PUC/RS possa rever essa decisão, ao tempo em que nos colocamos à disposição para colaborar no que estiver ao nosso alcance.
Assinam:
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023