FONTE: CFESS
Vídeo especial do Dia da/o Assistente Social 2022 foi exibido na sessão solene (foto: Diogo Adjuto/CFESS)
Ainda é o mês de assistentes sociais e as atividades não param. Nesta sexta-feira (20), o CFESS participou da sessão solene em homenagem à/ao assistente social na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Representado pela conselheira Emilly Marques, o CFESS teve a companhia das deputadas Erika Kokay (que presidiu a sessão) e Luiza Erundina, que é assistente social; da Frente Nacional de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo – representada pela assistente social Loiva Machado; do assistente social e professor Vicente Faleiros, de representantes dos CRESS DF e BA e uma estudante de Serviço Social.
A sessão, requerida pela deputada Alice Portugal, foi transmitida pela TV Câmara e pelo canal da entidade no YouTube. A atividade foi híbrida, contando também com participações remotas. (Clique aqui para assistir).
Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas. Este é o chamado do Conjunto CFESS-CRESS para o 15 de maio em 2022. A ideia é valorizar a categoria profissional e reforçar seu compromisso com a defesa dos direitos e das liberdades democráticas. Foi nessa direção que a conselheira do CFESS Emilly Marques discursou no Plenário Ullysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, agradecendo a comemoração.
“Somos mulheres, assistentes sociais de luta! Aproveitamos para ressaltar o importante trabalho de assistentes sociais na pandemia, junto com tantas outras profissões, nos serviços essenciais que estiveram presentes no atendimento à população. Seguimos na defesa da vida, dos direitos humanos e nos solidarizamos com as vítimas da covid-19 no Brasil e no mundo”, declarou a conselheira.
Conselheira do CFESS Emilly Marques (terceira, da esquerda para a direita), representou a entidade na sessão (foto: Diogo Adjuto)
Emilly Marques aproveitou a ocasião para chamar atenção da Câmara e das parlamentares presentes para o piso salarial de assistentes sociais. “Enfatizamos, no dia de hoje, nossa bandeira de luta por condições de trabalho, a defesa de concursos públicos e um piso salarial digno não somente para nós, mas para a classe trabalhadora”, enfatizou ela, conclamando o apoio de parlamentares na aprovação de um projeto condizente com a profissão. (Assista aos 4 episódios da websérie do CFESS sobre o piso salarial)
Atividades dos CRESS pelo Brasil
As comemorações do Dia da/o Assistente Social seguem a todo vapor. Pelo site oficial (https://www.cfess.org.br/DiaAS2022/), você confere as atividades em todas as regiões e também pode rever a Live especial promovida pelo CFESS em 14 de maio, que teve o debate sobre a condição de mulheres trabalhadoras no Brasil atual, com a participação das assistentes sociais Verônica Ferreira e Clara Saraiva.
Além disso, no mesmo site, é possível fazer o card personalizado e colocar sua foto no cartaz especial do 15 de maio deste ano. Acesse agora, clicando aqui!
O material alusivo ao maio enfatiza o protagonismo de uma categoria majoritariamente formada por mulheres, trabalhadoras do Brasil, como parte da Campanha de Gestão (2020-2023) “Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta”. (Acesse o site oficial da campanha).
Frente de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo também participou da atividade (foto: Diogo Adjuto/CFESS)
O CFESS acredita que assistentes sociais sempre respondem aos desafios de seu tempo e seguem lutando por “um mundo socialmente igual, humanamente diferente e totalmente livre”, como na lição de Rosa Luxemburgo.
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023