FONTE: CFESS
Reunião da gestão ocorreu de forma híbrida na última semana.
Parte da gestão esteve presencialmente na sede do CFESS e outra parte por meio remoto. (Foto: Diogo Adjuto/CFESS).
A reunião da gestão do CFESS realizada entre 17 e 20 de março foi diferente desta vez. O encontro ocorreu de forma híbrida, com participação presencial de parte da diretoria na sede do CFESS, em Brasília (DF), pela primeira vez na pandemia. Mas antes disso, as/os conselheiras/os foram até a Esplanada dos Ministérios, para se juntar à luta do movimento pelo Despejo Zero, realizada nacionalmente no dia 17 de março, e também para protocolar, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a prorrogação dos efeitos da liminar da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828.
A ação, que estendia seus efeitos até 31 de março de 2022, traz a previsão de que não haja despejo e que, se houver, seja obrigatória a garantia do atendimento habitacional e proteção social às famílias atingidas. O Conselho Federal “defende a extensão do prazo da ADPF 828 e continuará defendendo que o enfrentamento dessas múltiplas crises deva ser com políticas públicas integradas e garantia de direitos, e não com a força repressiva, violando direitos dos/as mais vulneráveis”, conforme trecho da nota divulgada no dia 9 de março (disponível neste link).
Representantes da gestão do CFESS foram ao Ato na Esplanada, em Brasília/DF (foto: Rafaela Fernandes).
Retorno presencial
Os dias seguintes prosseguiram com o Conselho Pleno do CFESS, que deu início ao retorno gradual da entidade às atividades presenciais em Brasília. Um dos pontos de pauta foi a Campanha de Gestão CFESS-CRESS – Nós, mulheres, assistentes sociais de luta! – e as comemorações do Dia da/o Assistente Social 2022. Em breve, estará disponível a arte comemorativa para divulgação da categoria.
Outro assunto debatido referiu-se aos próximos eventos programados pelo Conjunto CFESS-CRESS, como o Seminário Nacional de Comunicação, o Seminário Latino-Americano, o Seminário Nacional Serviço Social e Seguridade Social e também o Seminário Nacional Residência em Saúde e Serviço Social. Além disso, houve um debate sobre as futuras ações do grupo de trabalho Anticapacitista e a Resolução do CFESS sobre prevenção e combate contra discriminação de pessoas com deficiência.
Momento em que o CFESS, juntamente com movimentos sociais, entregam o pedido de prorrogação. (Foto: Divulgação/DespejoZero)
Uma questão a destacar diz respeito ao planejamento de publicações que serão lançadas pela gestão até 2023, como o próximo caderno da série “Assistente social no combate ao preconceito”, cujo tema será a saúde mental, além dos e-books que serão lançados com pareceres jurídicos da Comissão de Ética e Direitos Humanos e também da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (Cofi) do CFESS.
As/O conselheiras/o presentes na sede do CFESS avaliaram que o momento de reencontro da gestão na entidade foi fundamental para selar a retomada segura das atividades presenciais do Conselho Federal, bem como o retorno de trabalhadores e trabalhadoras. Para este processo, o CFESS publicará uma resolução, com os protocolos de segurança para a retomada do trabalho presencial do Conjunto CFESS-CRESS, a partir de 4 de abril.
Aqui você vê a pauta completa do Conselho Pleno
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023