FONTE: CFESS
Na pauta, assuntos como depoimento especial e os próximos eventos e lives para debate com a categoria.
Arte: Comunicação/CFESS.
A gestão do CFESS – Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social (2020-2023) – se reuniu para o Conselho Pleno entre os dias 17 e 19 de setembro. Por meio virtual, devido à pandemia da Covid-19, o encontro vários assuntos do interesse da categoria e também referentes às ações políticas e administrativas do Conselho Federal.
Após a realização da Plenária Nacional, o Conselho Pleno aprovou as prioridades indicadas pelo Conjunto CFESS-CRESS, referência para o planejamento estratégico em 2022. Um dos pontos foi sobre a Resolução que trata das anuidades dos conselhos para 2022. Sobre isso, de acordo com o debate da Plenária Nacional Virtual CFESS-CRESS (clique aqui para saber mais), o Conjunto definiu que se mantenham os mesmos patamares de 2021 e de 2020 (confira a Resolução CFESS 980/2021).
Dentre as novas publicações do CFESS, ficou definido que será dada continuidade à Série Assistente Social, explica pra gente. Nesta, a ideia é tratar de assuntos da atualidade em formato de cards explicativos, como oportunidade de apresentar à sociedade temas de domínio de assistentes sociais, a exemplo da análise crítica à lei que altera e traz prejuízos ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), do INSS, para pessoas com deficiência. Além dessa, serão lançadas em breve brochuras com o selo da série Cotidiano Profissional em debate.
Na pauta, constaram também questões referentes à instrução processual remota nos CRESS, bem como sobre o tema Depoimento Especial e Escuta Especializada. Por fim, a gestão também tratou dos preparativos para o Seminário Nacional Serviço Social em defesa das infâncias, adolescências e juventudes, que ocorrerá de 3 a 6 de novembro, por meio virtual. Em breve, você terá mais informações aqui no site do CFESS.
No plano das representações políticas do CFESS, a gestão decidiu pela participação no processo de eleição da sociedade civil do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A conselheira Ruth Bittencourt, que integra a comissão eleitoral do CNS, apresentou o calendário eleitoral e orientações para a candidatura do CFESS. Além disso, foi aprovada a publicação, em formato de brochura, dos textos subsídios para a Conferência Nacional de Assistência Social.
Clique aqui e confira a pauta completa do Pleno do CFESS
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023