CRESS-MA toma posse no Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) de São Luís – MA
25 de agosto de 2021

WhatsApp Image 2021-08-23 at 18.03.57 (1)

Na foto algumas das novas conselheiras empossadas no último dia 18.08. (fonte: arquivo pessoal)

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) tomou posse no último dia 18 de agosto de 2021, no Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) de São Luís – MA, como representante da sociedade civil, para o biênio 2021-2023. O evento foi realizado de forma presencial, no auditório Reis Perdigão, localizado na Prefeitura do município, no centro da cidade. Representam o CRESS-MA no Conselho, a assistente social Leida Cabral Nascimento Silva, na condição de titular, e a conselheira da gestão “Nosso Nome é Resistência” (2020-2023) Glaucejane Galhardo da Cruz de Castilho, na condição de suplente.

O CMCF foi criado pelo Ato das Disposições Transitórias de Lei Orgânica Municipal e atualmente é composto por um conjunto de 24 mulheres, sendo 10 representantes do poder público, 12 representantes da sociedade civil e 02 eméritas. É um Órgão Colegiado de caráter deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Governo e é responsável pela condução da política de direitos das mulheres. Tem a missão de definir, acompanhar e avaliar as políticas públicas que buscam a efetiva valorização da Mulher, na perspectiva de gênero, raça e etnia, para o exercício da cidadania e garantia de direitos.

No Maranhão, Estado no qual as taxas de feminicídios são maiores do que a média nacional, segundo dados do Mapa da Violência, é primordial que instituições de controle social sejam ativas na organização e articulação de políticas para mulheres. Nessa perspectiva, o CRESS- MA tem se preocupado em indicar representantes das/os Assistentes Sociais que trabalhem na execução de políticas voltadas para mulheres, objetivando garantir uma participação qualificada.

Para a conselheira Leida Cabral, “O CMCF é um relevante colegiado do controle social, que tem como compromisso promover a discussão, propor e deliberar as ações de políticas públicas para as mulheres e monitorar a gestão dos serviços ofertados”.

WhatsApp Image 2021-08-23 at 18.03.57

Na foto as representantes do CRESS-MA no CMCF, a esquerda, a conselheira Glaucejane Galhardo, e a direita, a assistente social Leida Cabral. (fonte: arquivo pessoal)

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023

julho