FONTE: CFESS
Em decorrência da pandemia da covid-19, evento foi por meio virtual.
Clique e assista ao Vídeo com a mensagem final da presidente da FITS, Silvana Martinez (Canal da FITS no youtube)
Você sabia que o CFESS também se articula com assistentes sociais de outros países, na defesa da profissão e dos/as trabalhadores/as em todo o mundo? Foi com essa direção que o Conselho Federal viveu um momento de aprendizado para a gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social (2020-2023), como explica a presidente do CFESS, Elizabeth Borges. É que neste último fim de semana, o Conselho participou da Assembleia Geral da Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS), da qual o CFESS é membro. O evento foi realizado, pela primeira vez, por meio virtual, devido à pandemia do coronavírus (covid-19).
“Ao reelegermos nossa representante para a vice-presidência da região América Latina e Caribe, seguiremos com a oportunidade de contribuir com a experiência de construção e defesa do projeto ético-político profissional do Serviço Social Brasileiro”, avalia a presidente do CFESS. O Conselho Federal foi representado ainda pela assistente social e professora da Unifesp Tânia Diniz, que exerce o referido cargo de vice-presidente da região América Latina e Caribe, e também pela conselheira Ruth Bittencourt, que coordena a Comissão de Formação Profissional e Relações Internacionais do CFESS.
“O trabalho na região deve ser mais articulado e fica registrado o compromisso de intensificar as relações internacionais, principalmente somando estratégias para o fortalecimento da região latina”, afirma Tânia Diniz.
Para quem não conhece, a FITS reúne assistentes sociais e entidades profissionais de 144 países-membros, bem como realiza a assembleia geral a cada dois anos, para tomar decisões sobre as ações a serem realizadas e a estruturação da própria federação. “É uma entidade organizada com o propósito de defesa da profissão no mundo, e da luta de trabalhadores/as em defesa dos direitos humanos e da justiça social, buscando ser inclusiva e unida”, informa a conselheira do CFESS Ruth Bittencourt.
A novidade deste ano foi a realização da assembleia virtualmente, com a participação e votação no próprio site da FITS (www.ifsw.org), o que foi previamente aprovado pelas entidades representantes de todos os países. De acordo com a presidente do CFESS, Elizabeth Borges, a estrutura da assembleia pressupõe a apresentação de relatórios de comissões, compostas por representantes de todas as regiões. Também se vota sobre o pedido de entrada de novos membros e de assuntos relacionados ao estatuto da entidade (identificado como “constituição”), de eleições e aprovação de relatórios executivos e financeiros.
“A preocupação comum das representações de entidades profissionais é com as condições de vida das populações em situação de desigualdade social, econômica e racial, tendo-se como compreensão que se explicam estruturalmente em nossos países na região da America Latina e Caribe”, observa Elizabeth Borges.
A conselheira Ruth Bittencourt enfatiza que o saldo organizativo da região América Latina e Caribe foi bastante significativo, afirmando o compromisso de manter a articulação dos países, a continuidade de debates políticos e profissionais, na defesa de um projeto ético-político, na luta por afirmar direitos de trabalhadores/as e contra todas as formas de autoritarismo, bem como a defesa da vida e das liberdades.
“O debate apontou pontos importantes para traçar estratégias nessa direção, com a proposição de um relatório conjunto, em que se resgata o trabalho dos países, se afirmam princípios e compromissos de aprimoramento profissional, revelando a vitalidade da região latina, a capacidade de organização e disposição para a luta, bem como o compromisso de defesa dos direitos de assistentes sociais e da classe trabalhadora”, completa Bittencourt.
A presidente mundial da FITS, a assistente social argentina Silvana Martinez, fez um balanço das propostas e do formato remoto da assembleia, e destacou a capacidade da categoria profissional no mundo de encontrar saídas para as adversidades, tendo se adaptado rapidamente à plataforma on-line, tanto para os desafios profissionais, quanto para articulação de estratégias coletivas. “A FITS sai fortalecida e mais determinada para a defesa de seus princípios, pela demonstração do valor do trabalho coletivo, revelando paixão e compromisso por uma sociedade livre e com justiça social para todos e todas”, conclui Martinez.
Saiba mais:
Dia Mundial do Serviço Social, data instituída pela FITS
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023