No último dia 13 de julho, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) esteve reunido com representantes da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) no Maranhão. Estiveram representando o Conselho, a presidente Célia Martins, a coordenadora executiva Jozeth Andrade e as agentes fiscais Edivana Siqueira e Lucilene Guimarães. As psicólogas Adriana Braga e Ivone Ferreiras foram as representantes da Secretaria. A reunião teve como principal objetivo solicitar ao CRESS-MA a realização de capacitação para as/os assistentes sociais que atuam na Sesai. Na oportunidade, as profissionais puderam ainda relatar a experiências de trabalho, bem como apontar dificuldades e desafios no âmbito da saúde indígena no Maranhão.
Como profissionais também da área da saúde, assistentes sociais atuam em diversos campos, como a saúde mental, a saúde do/a trabalhador/a e a saúde indígena. Esta última, por sua vez, é também bandeira de luta do conjunto CFESS/CRESS “Defender os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais no acesso às políticas sociais e ao usufruto e permanência em seus territórios”. Portanto, o conjunto CFESS/CRESS, se manifesta a favor da necessidade da categoria compreender essa realidade de múltiplas diversidades, como mais um desafio que se coloca para a defesa do projeto ético-político profissional.
A realização da formação ainda não tem data, mas já está sendo planejada e incluída no cronograma de atividades do CRESS-MA para o segundo semestre de 2018, possivelmente deverá ser realizada no mês de novembro.
Saiba mais sobre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai):
O que fazemos?
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).
A missão da secretaria é implementar um novo modelo de gestão e de atenção no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, articulado com o SUS (SasiSUS), descentralizado, com autonomia administrativa, orçamentária, financeira e responsabilidade sanitária dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Entre as atribuições da Sesai destacam-se: desenvolver ações de atenção integral à saúde indígena e educação em saúde, em consonância com as políticas e os programas do SUS e observando as práticas de saúde tradicionais indígenas; e realizar ações de saneamento e edificações de saúde indígena.
A Saúde Indígena conta com:
Controle Social
Índios do Brasil
A população indígena brasileira é de 818 mil**, sendo:
FONTE: http://portalms.saude.gov.br/sesai
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020