As Comissões são instituídas para tornar mais ágil as decisões do Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA). São formadas por Conselheiras (os), Suplentes, Trabalhadoras (es), Assessoras (es) e Assistentes Sociais convidadas (os) e regularizadas (os) junto ao CRESS-MA. As comissões podem ser divididas em:
1. Comissões Regimentais: regulamentadas por resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e possuem competência de se manifestarem quanto às infrações da Lei nº 8.662/93 e do Código de Ética Profissional. São elas: Orientação e Fiscalização (COFI), Inscrição e Registro, Administrativo Financeira e Ética.
2. Comissões Temáticas: são criadas para discutir, estudar, interpretar e analisar temas do Serviço Social, de modo a subsidiar a (o) profissional de Serviço Social para uma intervenção alinhada ao projeto ético político profissional. São constituídas por Assistentes Sociais do Conselho Pleno e da base, estudantes de Serviço Social, militantes, intelectuais e demais pessoas interessadas, que podem promover debates, estudos, propor pareceres, pesquisas, dentre outras ações.
Atualmente, o CRESS-MA possui as seguintes comissões:
COMISSÕES REGIMENTAIS
Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional – COFI
A Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional é uma comissão regimental que tem como função principal orientar e fiscalizar o exercício profissional das (os) Assistentes Sociais. Suas ações são pautadas pela Política Nacional de Fiscalização do conjunto CFESS/CRESS e tem como proposta uma atuação fiscalizadora a partir das dimensões político-pedagógica, afirmadora de princípios e normativa cuja finalidade é assegurar a defesa da profissão e garantir a qualidade do atendimento dos serviços prestados aos usuários do Serviço Social.
Composição: Marizangela Ribeiro Taveira (coordenadora), Camila Cristina de Castro Souza, Cristiana Costa Lima, Edivana Valéria Rosa Siqueira, Glaucejane Galhardo da Cruz, Heloisa Helena Ramos Carvalho, Jercenilde Cunha Silva, Leida Cabral Nascimento da Silva, Lucilene Ferreira Cerqueira Guimarães, Maria do Rosário Campos Froes, Marly de Jesus Sá dias.
Contato: fiscalizacao@cressma.org.br
Comissão Permanente de Ética
A Comissão Permanente de Ética é uma comissão regimental que trabalha analisando denúncias em relação a possível infração das (os) Assistentes Sociais aos princípios do Código de Ética ou de atos de outros profissionais que firam a honra profissional do assistente social, conforme Resolução do Conjunto CFESS/ CRESS nº 533/2008; 273/93.
Componentes: Maria Jose Sousa Alves (coordenadora), Glaucimary Dias da Silva, Lila Barbosa Costa, Marlene Corrêa Torreão, Nair Martins Barbosa Ribeiro, Yasmin Pereira de Santana e Silva.
Comissão de Inscrição
A Comissão de Inscrição realiza a análise dos processos de pedido de Inscrição de pessoa Física e Jurídica, transferência, reinscrição, cancelamento, suspensão de registro, e interrupção do exercício profissional, conforme a Resolução CFESS 582/2010.
Componentes: Fabrícia Carvalho da Silva (coordenadora), Elder Carvalho dos Santos, Jozeth Marya de Andrade Silva, Maria Carolina Castelo Branco Cidreira, Talita de Fátima Conceição Setubal.
Comissão Administrativo-Financeira
A Comissão Administrativo-Financeira é responsável pela gestão administrativa e financeira do CRESS-MA. Analisando e deliberando sobre a política administrativa, tendo como parâmetro e fundamento legal o Regimento Interno do CRESS- MA, a Resolução nº 61/2005, a Resolução do Conjunto CFESS/CRESS nº 533/2008 e o estatuto do conjunto CFESS /CRESS.
Componentes: Elder Carvalho dos Santos (coordenador), Alcionara do Socorro Ferreira Santos Lima, Emanuelle dos Santos Pinheiro, Fabrícia Carvalho da Silva, Heloisa Helena Ramos Carvalho.
COMISSÕES TEMÁTICAS
Comissão de Educação e Formação Profissional
A Comissão de Formação Profissional é um espaço de execução do plano de trabalho do conjunto CFESS/CRESS no eixo Trabalho e Formação. Realiza sessões de estudo sobre a temática e congrega discentes e docentes em Serviço Social para debate e deliberações sobre o processo de formação profissional. É aberta a participação de todas/os assistentes sociais.
Componentes: Cristiana Costa Lima (coordenadora), Heloisa Helena Ramos Carvalho, Maria de Jesus de Andrade Silva Cunha, Marizangela Ribeiro Taveira, Marlene Corrêa Torreão, Selma Maria Silva, Yasmin Pereira de Santana e Silva.
Comissão Ética e Direitos Humanos
A Comissão de Ética e Direitos Humanos executa as atividades propostas no plano de trabalho do CRESS- MA no eixo Ética e Direitos Humanos. Além de realizar sessões de estudo e debates sobre a conjuntura e aspectos teórico-metodológicos da inserção das/os Assistentes Sociais na Política de Direitos Humanos. Aberta a participação de todas/os assistentes sociais.
Componentes: Jessica Bezerra Ribeiro (coordenadora), Alcionara do Socorro Ferreira Santos Lima, Camila Cristina de Castro Souza, Fabrícia Carvalho da Silva, Gervanna Maria de Carvalho Pacheco, Leandro Almeida Diniz, Maria de Jesus de Andrade Silva Cunha, Maria Jose Sousa Alves, Nair Martins Barbosa Ribeiro, Valeria Silva Siqueira, Vanessa Nathalia Amorim.
Comissão de Comunicação
A Comissão de Comunicação tem como um dos princípios a democratização da comunicação e, é responsável pela ampliação do acesso à informação qualificada sobre as causas e lutas da categoria, dando visibilidade à profissão. É responsável pela execução da Política de Comunicação do CRESS- MA, tendo como parâmetro a Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS. É aberta a participação de todos/as assistentes sociais.
Componentes: Camila Cristina de Castro Souza (coordenadora), Fabrícia Carvalho da Silva, Gervanna Maria de Carvalho Pacheco, Jessica Bezerra Ribeiro, Jozeth Marya de Andrade Silva, Lucianne Gama Morais, Marcela Coelho de Sousa, Maria Carolina Castelo Branco Cidreira, Patricia Aguiar Tavares, Wadegenha Mota Lopes.
Comissão Sociojurídica
A Comissão Sóciojurídica tem como objetivo fomentar discussões acerca da participação da/o profissional de Serviço Social no âmbito sociojurídico, seu papel diante das demandas do público atendido por estas instituições e as estratégias de fortalecimento da categoria neste campo.
Componentes: Yasmin Pereira de Santana e Silva (coordenadora), Ádila Kariny Fonseça Bandeira, Ana Margarida Barbosa Santos, Andréia Carla Santana Everton Lauande, Camila Cristina de Castro Souza, Célia Soares Martins, Elder Carvalho dos Santos, Patrícia Aguiar Tavares.
Comissão de Seguridade Social
A Comissão de Seguridade Social executa as atividades propostas no plano de trabalho do CRESS- MA no eixo Seguridade Social. Além de realiza sessões de estudo e debates sobre a conjuntura e os aspectos teórico-metodológicos da inserção das/os Assistentes Sociais na Política de Seguridade Social. É aberta a participação de todos/as assistentes sociai.
Componentes: Heloísa Helena Ramos Carvalho (coordenadora), Ana Raíssa Mendes Rodrigues, Carlos Danilo Silva Rodrigues, Diana Batalha Jardim, Edivana Valéria Rosa Siqueira, Jercenilde Cunha Silva, Jozeth Marya de Andrade Silva, Maria Carolina Castelo Branco Cidreira, Nair Martins Barbosa Ribeiro, Roraima Gomes de Araújo Alves.
Comissão de Articulação Regional
A Comissão de Articulação Regional tem como objetivo fomentar a articulação das/dos assistentes sociais por regiões, no intuito de fortalecer a mobilização e organização da categoria com a criação de Núcleos de Assistentes Sociais (NAS), propondo uma maior aproximação com o Conjunto CFESS/CRESS e impulsionando processos organizativos e de mobilização dos/das profissionais.
Componentes: Talita de Fátima Conceição Setubal (coordenadora), Camila Cristina de Castro Souza, Fabrícia Carvalho da Silva, Heloisa Helena Ramos Carvalho, Maria de Jesus de Andrade Silva Cunha, Marizangela Ribeiro Taveira.
Se você deseja fazer parte das Comissões Temáticas do CRESS-MA, envie um e-mail para cressma@cressma.org.br, colocando no assunto do e-mail o nome da/s comissão/ões que deseja participar e seus dados (nome completo, telefone, nº de CRESS) para que possamos entrar em contato.