CRESS-MA
NOTÍCIAS
43º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão em São Luís é marcado pela posse da gestão “Resistir e Esperançar” e pela comemoração dos 70 anos do Serviço Social no Estado
26 de maio de 2023
ASCOM CRESS/MA

 

17-05-2023-119

Participantes no último dia do Encontro. (foto: Eduardo Aguiar)

 

O 43º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão, que esse ano tem como tema “O Serviço Social no Maranhão: 70 anos de história!”, teve início no último dia 09 de maio com a realização do Encontro Regionalizado na cidade de Caxias – MA, que contou com uma mesa de análise de conjuntura, realização de trabalhos em grupos, exposições, debates, entre outras atividades, e teve como facilitadoras as conselheiras Fabrícia Carvalho e Vanessa Amorim.

 

WhatsApp Image 2023-05-09 at 12.26.22

Assistentes sociais de Caxias-MA (Foto: arquivo pessoal).

 

Durante os dias 15, 16 e 17 de maio de 2023 foi a vez de São Luís – MA. No primeiro dia do Encontro, 15/05, no Palácio Cristo Rei, foi realizada a posse da gestão “Resistir e Esperançar”, que estará à frente do Conselho no triênio 2023-2026. O momento foi marcado também pela despedida da gestão “Nosso Nome é Resistência” e pela comemoração do dia da/o Assistente Social.

 

15-05-2023-173

Gestão "Resistir e esperançar". (foto: Eduardo Aguiar)

 

No segundo dia do Encontro, 16/05, as atividades foram realizadas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA/campus Bacanga). A programação contou com o credenciamento e logo em seguida a mística de abertura, na qual conselheiras, assistentes sociais de base e funcionárias entraram segurando cartazes de campanhas do conjunto CFESS-CRESS, ao som da música inspiração do Encontro “Oração Latina”, do maranhense César Teixeira. Em seguida, foi realizada a mesa de saudação das entidades, composta pela presidenta do CRESS-MA, Fabrícia Carvalho, pela representante da ABEPSS/Norte, Selma Brandão, pela chefa do Departamento do Curso de Serviço Social da UFMA, Claudia Durans, pela coordenadora do Curso de Serviço Social da UFMA, Zaira Sabry Azar, pela presidente do Sindicato das/os Assistentes Sociais do Maranhão, Conceição Amorim e pelo representante da ENESSO, João Carlos Silva de Sousa.

 

16-05-2023-113

Mesa de saudação das entidades. (foto: Eduardo Aguiar)

 

Ainda no dia 16 de maio tivemos a realização da Mesa temática “Uma canção de vida, pelo sangue da ferida no chão Serviço Social no Maranhão: 70 anos de história!”, que teve como palestrantes as professoras Maria Ozanira Silva (UFMA) e Joana Santana (UFPA), e mediação da conselheira Fabrícia Carvalho. As falam ressaltaram que o Serviço Social, em especial o do Maranhão, não se limita a um ciclo fechado, ele é aberto, ele é atuante na sociedade, e se propõem a contribuir com a formação da sociedade maranhense.

 

Clique AQUI para assistir a Mesa temática “Uma canção de vida, pelo sangue da ferida no chão Serviço Social no Maranhão: 70 anos de história!”

 

O primeiro dia do Encontro foi marcado também pela realização dos minicursos, em salas de aulas do Centro de Ciências Sociais (UFMA/campus Bacanga). Foram facilitadoras da temática “Atribuições do Serviço Social na Saúde”, as assistentes sociais Roraima Alves e Mariana Berger, já a temática “Atribuições do Serviço Social na Assistência Social” foi trabalhada pelas assistentes sociais Andreia Lauande e Lilia Penha, já a temática “Atribuições do Serviço Social no Sociojurídico” teve como facilitadores a assistente social Adila Kariny Bandeira e o assistente social Elder Carvalho, a temática “Atribuições do Serviço Social na Educação” ficou a cargo das assistentes sociais Maria Eunice Ferreira Damasceno Pereira, Angela Maria Silva Lopes e Ana Maria Machado Maia, e a temática “Diálogo sobre a questão étnico-racial e o cotidiano profissional” foi tratado pelas assistentes sociais Claudia Alves Durans e Denildes Pereira Pinheiro.

 

WhatsApp Image 2023-05-27 at 09.49.55

Sala do Minicurso com tema “Atribuições do Serviço Social no Sociojurídico. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

No último dia do Encontro, 17/05, tivemos a finalização dos minicursos no período da manhã e, à tarde, a transmissão da posse do CFESS e da mesa de encerramento “Com as bandeiras na rua, ninguém pode nos calar: passos de resistência do Serviço Social no Maranhão”, que teve como palestrante a professora Franci Cardoso e mediação da conselheira Marizangela Taveira, fazia parte também como palestrante da mesa a professora Josefa Batista, que não pôde estar presente por motivo de saúde.

 

Assista um pouco da mesa de encerramento “Com as bandeiras na rua, ninguém pode nos calar: passos de resistência do Serviço Social no Maranhão”, clicando AQUI.

 

O dia 17 de maio foi finalizado com uma linda homenagem a todas as assistentes sociais, ex-presidentes do CRESS-MA, desde o triênio 1981 a 1984, até a atual gestão eleita no último dia 15 de maio de 2023. Placas em reconhecimento a sua caminhada de luta e resistência na construção dos 70 anos do Serviço Social no Maranhão foram entregues às presidentes e aos seus familiares, para aquelas que não puderam estar presente. A funcionária Anairam Luz, com mais de 30 anos de serviços prestados ao CRESS-MA, também foi uma das homenageadas com uma placa, além do ex-funcionário Ascemiro Costa, in memoriam, que foi representado pela sua irmã.

 

Todos os registros do 43º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão podem ser acessados no facebook do CRESSMA.

 

Encontros Regionalizados

 

O 43º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão tem continuidade dia 30 de maio de 2023, terça-feira, na cidade de Imperatriz – MA. O Encontro Regionalizado será realizado a partir das 9h, no Auditório da UEMASUL, localizo na Rua Godofredo Viana, nº 1300, Centro, Imperatriz – MA.

 

Faça sua inscrição AQUI.

 

No próximo dia 07 de junho, quarta-feira, receberá o 43º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão, a cidade de Balsas-MA. O Encontro será realizado a partir das 9h, no Auditório do Júri, no Fórum de Balsas, localizado na Avenida Jamildo, s/nº, Potosi, Balsas-MA.

 

Faça sua inscrição AQUI.

 

Receberão ainda o Encontro as cidades de Pinheiro, Chapadinha no dia 07 de junho de 2023, e a cidade de Presidente Dutra, no dia 14 de junho de 2023. Os locais de realização, inscrições, palestrantes e demais informações serão divulgados posteriormente em nosso site e redes sociais.

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026